Novos equipamentos são entregues ao Grupamento Ambiental

Novos equipamentos são entregues ao Grupamento Ambiental

Um dos principais trabalhos executados pela Inspetoria Ambiental da Guarda Municipal de Vila Velha é a captura de animais selvagens ou vítimas de maus-tratos, mas também é de responsabilidade a fiscalização dos parques naturais e áreas de proteção ambiental na cidade. Para estes serviços, alguns equipamentos são essenciais.

Um acordo de cooperação da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e a UVV, para uma série de ações no Parque da Manteigueira, possibilitou a doação de alguns equipamentos, que foram disponibilizados para uso da Guarda Municipal. Fazem parte uma bomba costal anti-incêndio, cantil, abafadores, cambões, pinção, gancho, lanternas, câmeras, binóculos, caixa de primeiros socorros e redes de captura.

A Inspetoria Ambiental está passando por um processo de ressignificação desde janeiro, quando voltou a atuar com destaque na cidade. A sede fica no Parque Natural da Manteigueira, na Glória, que foi reaberto à visitação nesta semana.

Para o responsável pelo grupamento, Nuno Caliman, estes itens permitirão uma atuação mais assertiva, com mais segurança para os guardas e para os próprios animais. Ele lembra da dificuldade na captura de um urubu machucado, na Feira de Itapuã, que teria sido mais fácil com a rede de contenção que tem agora.

“Com os equipamentos corretos, facilita nosso trabalho e torna mais seguro para nós e para estes animais. Lembro que tomei um “baile” de um urubu uma vez, porque não tinha a rede adequada. Mas consegui capturar o animal daquela vez porque, para nós, o importante é salvar esses bichos”, comentou.

O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, conta que os materiais doados contribuirão para o trabalho da Inspetoria Ambiental e também facilitarão a manutenção para melhorar a estrutura do Parque Morro da Manteigueira.

“A doação dos materiais é parte integrante do Acordo de Cooperação celebrado entre UVV e PMVV, para contribuir com a segurança e a conservação do parque, além de propiciar o desenvolvimento técnico-científico dos alunos da universidade, através de projetos desenvolvidos com a comunidade escolar de Vila Velha no local” explicou o secretário.

Reprodução: PMVV