Novo Centro Pop oferece assistência e dignidade para Pessoas em Situação de Rua

Novo Centro Pop oferece assistência e dignidade para Pessoas em Situação de Rua

Depois de sete chamamentos públicos para encontrar um novo imóvel para instalação do Centro Pop de Vila Velha, além de uma Ação Cível Pública, movida pelo Ministério Público do Estado do Espirito Santo –MP/ES, a prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, conseguiu um novo endereço para atender a população em situação de rua.

Vale ressaltar que a nova instalação, localizada, na rua Cordovil, nº 68, bairro Divino Espírito Santo, vai atender os serviços ofertados pela Lei do Sistema Único da Assistência Social-SUAS. A prefeitura está ampliando o equipamento público para oferecer melhor acolhimento, atendimento e oportunidade de resgate social das pessoas que vivem nas ruas.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) oferece uma série de serviços especializados, de segunda a segunda, das 7 às 17 horas. São oferecidos almoço, café da manhã e tarde, atendimento psicossocial, higiene pessoal com banheiros, educação de Jovens e Adultos, encaminhamento ao mercado de Trabalho e Acolhimento Institucional, dentre outros serviços humanizados. São aproximadamente 80 atendimentos diários no local.

A mudança permitirá uma acolhida com mais qualidade e dignidade para os que frequentam e para a equipe que atende. De acordo com a secretária de Assistência Social, Letícia Goldner, o antigo imóvel funcionava desde julho de 2014 e tornou-se pequeno para o aumento da demanda.

“Estamos atendendo uma determinação do Ministério Público, de uma ação movida desde 2016. Ao longo dos anos, foram vários chamamentos públicos fracassados, com objetivo de conseguir um local mais adequado para instalação do Centro Pop.  Conseguimos um único interessado, onde já estamos trabalhando no processo de transição do antigo local para o novo e, principalmente, conversando e dialogando com as lideranças e moradores do bairro no seu entorno”, finalizou a secretária.

Fonte : PMVV