Nova escultura do artista José Carlos Vilar amplia acervo do Parque Cultural Casa do Governador

Nova escultura do artista José Carlos Vilar amplia acervo do Parque Cultural Casa do Governador

O Parque Cultural Casa do Governador, em Vila Velha, ganhou nesta segunda-feira (19) mais uma importante obra de arte. A escultura “Ondas”, criada pelo artista capixaba José Carlos Vilar, é a 33ª peça a integrar o acervo do espaço, considerado a maior galeria de arte a céu aberto do Espírito Santo.

Produzida com chapas de aço fornecidas pela ArcelorMittal, que também foi responsável pela doação da peça ao parque, a obra tem seis metros de comprimento, três metros de diâmetro e uma polegada de espessura. Inspirada na canoa havaiana e na relação do artista com o mar, a escultura busca traduzir, por meio da matéria-prima industrial, a força e o movimento das ondas.

“Minha escultura evoca elementos da natureza, que a envolvem e a abraçam. Trabalho com a narrativa da bobina, conectando-a à compreensão do meio ambiente, do mar e da natureza”, explicou José Carlos Vilar, que há mais de 50 anos atua na criação de obras com o aço como principal material.

Durante o evento de entrega da obra, o governador Renato Casagrande destacou a importância do trabalho do artista e o papel do parque como espaço de democratização da cultura. “O Vilar é um orgulho capixaba. Ter uma escultura dessas em nosso acervo nos enche de orgulho. Vamos comemorar os três anos do Parque Cultural Casa do Governador neste domingo (25), e essa obra deixa uma marca dessa gestão que criou um espaço aberto para a população em um local que antes era restrito ao trabalho e à moradia”, afirmou.

Casagrande reforçou ainda o compromisso com a ampliação dos espaços de convivência e cultura: “Temos um parque com características de lazer, cultura e sustentabilidade. Queremos que cada vez mais a população conheça e utilize esse espaço, que é de todos os capixabas.”

O secretário de Estado da Cultura, Fabricio Noronha, também celebrou a chegada da nova peça. “A obra recém-chegada do artista Vilar no Parque Cultural Casa do Governador faz reconhecer sua importância e trajetória. Juntamente com sua exposição no Palácio Anchieta, essa presença valoriza ainda mais a arte produzida no Espírito Santo”, afirmou.

Sobre o Parque Cultural

Inaugurado em maio de 2022, o Parque Cultural Casa do Governador está localizado na Residência Oficial do Governo do Estado e ocupa uma área de 93 mil metros quadrados. Aberto gratuitamente ao público de terça a domingo, o espaço reúne arte contemporânea, natureza e educação, com um acervo de 33 obras – entre esculturas, instalações e intervenções site specific.

O parque é uma iniciativa das Secretarias de Estado da Cultura (Secult) e do Governo (SEG), com gestão do Instituto ArteCidadania (IAC). O espaço conta com patrocínio ouro da EDP, patrocínio prata do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, e patrocínio prata da ArcelorMittal.