Música se consolida como estratégia educativa na luta contra as drogas

Música se consolida como estratégia educativa na luta contra as drogas

A UMEF Leonel de Moura Brizola, localizada em Santa Rita, ganhou destaque no cenário estadual ao ter um projeto do professor de música selecionado no edital de práticas pedagógicas da Rede Abraço. A proposta do docente André Passos Pereira conquistou o 3º lugar entre 45 iniciativas inscritas, destacando-se entre as boas práticas que podem contribuir para a prevenção ao uso de drogas nas escolas.

Segundo o professor, foi observado que, na faixa etária das séries iniciais, a maior parte dos estudantes ainda não experimentou substâncias psicoativas e está em fase de desenvolvimento de habilidades de vida, o que pode funcionar como fator protetivo para as crianças.

“Apresentei uma proposta baseada na orientação teórica de não abordar diretamente o tema ‘prevenção ao uso de drogas’, mas utilizar a música como ferramenta para desenvolver habilidades de vida, como respeito, autonomia, autoconhecimento, autocontrole, assertividade, comunicação e expressão de ideias e sentimentos, empatia, tomada de decisões, entre outras”, explicou André.

Para o gestor escolar, Felipe Neitzel, a classificação do projeto de música é motivo de orgulho. “O engajamento da escola nos diversos projetos em prol dos estudantes e da qualidade no ensino é de grande relevância. A música sempre foi um elemento contributivo no processo de aprendizagem em nossa escola e, com toda certeza, o sorriso dos estudantes e a potencialização dos talentos serão marcantes neste projeto”, ressaltou.

A seleção tem como objetivo apoiar financeiramente 30 projetos com o valor de R$ 10 mil, sendo 50% destinados à execução da proposta e os outros 50% repassados como incentivo ao professor responsável.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha