“Museu Vivo”: Homero Massena será homenageado em exposição

“Museu Vivo”: Homero Massena será homenageado em exposição

O Museu Atelier Homero Massena, com a sua nova proposta de ser também um “Museu Vivo”, após ser totalmente restaurado e adequado à acessibilidade, receberá a partir desta quarta (23), 14h, eventos artísticos e culturais que dialoguem com as obras ao artista que dá nome ao espaço.

A estreia do projeto Artistas em Casa de Artista recebe o artista plástico Rodolpho Valdetaro com a mostra de pintura acrílica e lápis sobre papel algodão “Impressionismo pelas ruas da Vila”, uma reflexão de como Homero Massena retrataria a Vila Velha contemporânea.

“A minha ideia com essa série é captar a luz mais bonita do ano, a do outono, verdadeiras cores do equinócio. Retrato a Prainha, Praia da Costa e Glória de hoje, e como seria a interpretação do mestre se vivo fosse, resgatando o seu lado impressionista. São imagens que ficarão para contemplações futuras”, afirma Rodolpho.

A mostra ficará aberta à visitação pública até 26 de abril. Após Valdetaro, a apresentação de séries especiais de releituras de Massena recebe as obras de Kléber Galvêas (27/04 a 31/05), Celso Adolfo (01/06 a 26/06), Jorge Solé (28/06 a 25/07), Nerina Bertoluzzi (26/07 a 22/08), Delai Campos (23/08 a 19/09), entre outros.

Restauro do museu

Localizado na Prainha, a restauração do museu realizada por Aílton e Catarina Zambe, contemplou as pinturas internas e externas, com tinta que remete às cores originais, além do acervo de móveis e utensílios – óculos, pincéis, inúmeras cartas, livros, diplomas e camas.

De acordo com o secretário de Turismo, Esporte e Cultura, Paulo Renato Fonseca Junior, “o trabalho consistiu na reforma e conservação de todas as paredes, portas e janelas, construção de um anexo para área administrativa e toaletes com acessibilidade, reforma do telhado, impermeabilização da área externa com calçada e conservação, entre outras melhorias”.

O museu era a residência de um dos grandes ícones da pintura nacional. “Ainda foram restauradas pinturas nas paredes, do próprio Homero Massena, além da descoberta de outras obras. O público vai se deparar com surpresas, como algumas pinturas que, até então, estavam encobertas. Foi um trabalho delicado e complexo, realizado por profissionais extremamente qualificados”, informou o subsecretário de Cultura, Manoel Goes.

O Museu Atelier Homero Massena, localizado na rua Antônio Ferreira Queiroz, 281, Prainha, funciona de terça a sábado, das 10 às 16h, com entrada gratuita.

Serviço:
Projeto Artistas em Casa de Artista
Exposição “Impressionismo pelas ruas da Vila”
Data: quarta (23), às 14h

 

 

 

 

Reprodução: PMVV