Meio Ambiente de Vila Velha apresenta novo Programa de Recuperação de Nascentes

Meio Ambiente de Vila Velha apresenta novo Programa de Recuperação de Nascentes

Em continuação à programação do Junho Verde, a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha lançou o Programa de Recuperação de Nascentes. O evento ocorreu na tarde desta sexta-feira, na Área de Preservação Permanente (APP) Nascente Nossa Senhora da Penha (Biquinha), no bairro Ataíde.

A coordenadora de Educação Ambiental, Letycia Soares, destacou a importância da área verde da nascente. “Apesar dessa área de preservação sofrer várias influências do contexto urbano ao redor dela, é uma área com grande potencial para educação ambiental onde podemos usufruir do lazer que ela oferece além de ser um espaço de contemplação da natureza”, explicou.

Na ocasião, alunos da UMEF José Siqueira Santa Clara participaram de uma trilha, onde aprenderam sobre a preservação do local e tiveram contato com a natureza, uma prática que a Educação busca promover atualmente.

Segundo a Gerente de Recursos Naturais da Prefeitura, Manuela Batista, o programa utiliza métodos para diagnosticar e mapear as nascentes existentes no município. “O objetivo do programa é identificar a situação de cada uma nascente, a qualidade da água, a vegetação do entorno que é muito importante para manter a nascente viva, entre outros fatores sempre buscando a participação das comunidades locais”, detalhou.

O Secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, lembrou que a área recebeu plantio de árvores nativas em 2006.

“O plano visa à recuperação das nascentes do município envolvendo as comunidades. Hoje iniciamos aqui na Biquinha com a instalação de placas informativas que irão contribuir para que os visitantes conheçam melhor a característica da área”, ressaltou.

O líder do bairro de Ataíde, Leonardo “Equinho” agradeceu a atenção ao espaço: “Há quatro anos, passava meus finais de semana aqui. A área foi abandonada e ficou insegura. Graças à gestão do prefeito Arnaldinho Borgo e à Secretaria de Meio Ambiente, a área foi recuperada. Agora, é um local de visitação para crianças. Agradeço ao meio ambiente e espero que as melhorias continuem”, finalizou.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha