Marcha e Encontro Estadual destacam protagonismo e direitos das mulheres negras no Espírito Santo

Nesta sexta-feira (25), a Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres de Vila Velha marcará presença na 3ª Marcha Estadual das Mulheres Negras do Espírito Santo, que será realizada no município da Serra, com concentração a partir das 15h. O ato percorrerá a Avenida Central, no Parque Residencial Laranjeiras, incentivando a mobilização de mulheres negras em defesa de seus direitos e em busca de avanços nas políticas públicas.
Já no sábado (26), o Clube da Boa Convivência, localizado na rua Coelho Neto, no mesmo bairro, será palco do Encontro Estadual de Mulheres Negras. O evento começará às 9h e deve reunir cerca de 180 participantes. Durante a programação, será elaborada uma carta aberta, que integrará um documento coletivo a ser encaminhado ao Ministério da Igualdade Racial e à Presidência da República.
Um dos destaques do encontro será a palestra da colunista política, ativista antirracista e especialista em políticas públicas, Ana Lúcia da Silva. Com o tema “Um diálogo do que significa reparação e bem viver para as mulheres negras”, a exposição vai abordar como legislações e instituições podem ser aliadas no combate às desigualdades históricas. Ana Lúcia é mestre em Ciências Sociais, possui ampla atuação como gestora pública e consultora técnica junto a comunidades quilombolas, indígenas e assentamentos, e carrega mais de três décadas de militância no movimento negro.
A edição deste ano é organizada pelo Núcleo Impulsor da Marcha das Mulheres Negras do Espírito Santo, que desde 2014 promove ações voltadas à valorização e ao fortalecimento das pautas das mulheres negras no estado. A descentralização das atividades é uma das marcas da edição atual, conforme explica Marilene Pereira, coordenadora do Núcleo. Antes concentrados em Vitória, a marcha e o encontro estadual agora acontecem em diferentes municípios, aproximando o debate de mais regiões capixabas.
Como parte dessa estratégia, reuniões itinerantes já ocorreram em cidades como Serra, Colatina e Vila Velha — esta última com participação da secretária municipal de Políticas Públicas para Mulheres, Lyza Herzog. As próximas agendas devem acontecer em Conceição da Barra, Itapemirim e Linhares.
Para Lyza Herzog, o fortalecimento das mulheres negras é uma prioridade. “Atuamos de forma integrada para garantir que os direitos das mulheres sejam plenamente respeitados, criando e incentivando políticas públicas que promovam dignidade e equidade em todas as esferas”, destacou a secretária.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.