Livro “Entre Versos e Rimas” inicia ciclo de premiações nesta quinta-feira (27)

Livro “Entre Versos e Rimas” inicia ciclo de premiações nesta quinta-feira (27)

Nesta quinta-feira (27), a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha dá início às premiações do concurso artístico e literário Entre Versos e Rimas, marcado também pelo lançamento do livro que reúne 610 produções de alunos e servidores da rede municipal. A 10ª edição é a maior da história do evento, com a adesão de 86 escolas e somando mais de 2.600 inscrições de todas as etapas de ensino: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A 10ª edição do livro possui 293 páginas com poemas, memórias, crônicas, acrósticos e desenhos, todos produzidos pelos próprios estudantes e também por servidores da rede de ensino. Os eventos terão a participação de membros da Academia Vilavelhense de Letras, artistas e escritores canela-verde.

Neste ano, as premiações acontecem em quatro eventos: para as escolas da Região 1, na quinta-feira (27), às 18h30; para as escolas da Região 3, na sexta-feira (28), às 18h30; E no sábado (29), às 8h, para as escolas da Região 2; e às 10h para as escolas das Regiões 4 e 5, sempre no auditório do Parque Urbano Duque de Caxias. Alunos e servidores serão premiados com medalhas e três exemplares do livro, além de troféu para a escola.

De acordo com a bibliotecária e coordenadora do projeto, Eliana Terra, essa edição será marcada pelos avanços na inclusão, com a versão em audiobook com acessibilidade em Libras, que contou com a participação do prefeito Arnaldinho Borgo e da secretária de Educação, Carla Cabidel.  “Para que todos possam ter acesso ao conteúdo, pessoas com deficiência visual poderão ouvir a gravação sonora, que também conta com acessibilidade linguística para pessoas surdas por meio da tradução em Libras”, ressalta.

Este ano, pela primeira vez, foi inserida a categoria “Capa do livro”, cujo vencedor foi o servidor Iago Barbosa dos Santos, professor de Arte da Umef Governador Christiano Dias Lopes Filho, em São Conrado. A arte final do livro ficou por conta do designer Ian Arimateia dos Santos, da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Vila Velha.