Limpeza do Canal da Costa avança no trecho embaixo da Terceira Ponte

Limpeza do Canal da Costa avança no trecho embaixo da Terceira Ponte

A limpeza profunda, com o desassoreamento dos canais de Vila Velha, foi iniciada em janeiro deste ano, pela Secretaria de Obras, Planejamento e Projetos Estruturantes. A iniciativa, histórica na cidade, faz parte do Programa Alagamento Zero, que visa garantir o escoamento das águas da chuva, em que toda água que segue pelas redes de drenagem tenha o caminho desobstruído até a maré.

Os serviços, iniciados pelo Canal da Costa, já se estendem ao canal do bairro Pontal das Garças. O contrato anual prevê o investimento de R$ 35 milhões, para limpeza de 50 quilômetros de canais, 55 quilômetros de galerias e transbordo do material retirado até a destinação correta.

Paralelo ao serviço realizado pela secretaria municipal, o Governo do Estado iniciou a retirada das tampas de concreto do canal da Costa, no trecho localizado embaixo da Terceira Ponte. No início de abril, a prefeitura de Vila Velha assumiu a limpeza do trecho, iniciando o trabalho pela retirada dos trilhos que davam suporte às tampas de concreto. Atualmente, realiza o desassoreamento, que contempla todo o percurso até a estação de bombeamento da Foz do Costa.

De acordo com secretária da pasta, Menara Cavalcante, este contrato de limpeza e desassoreamento é permanente e, no caso do trecho embaixo da ponte, uma nova estrutura vai tampar o canal e implantar um sistema, para que haja a visita constante e a limpeza seja realizada de forma regular.

“Em conversa com os moradores, concluímos que esse serviço nunca foi feito desde o tamponamento do canal. É uma obra delicada, que exige cautela durante o trabalho. Assim que for concluída a etapa da limpeza, vamos tampar novamente essa parte e deixar um espaço para visita da máquina” – comentou Menara.

A secretária explica que estão sendo retiradas, em média, 360 toneladas diariamente: “A máquina retira do canal e coloca o entulho em caminhão basculante. São seis caminhões todos os dias”. O projeto de nova urbanização no trecho está em fase de conclusão e será implantado após a recolocação das tampas.

Fonte : PMVV