Juventudes expressam seus direitos por meio do graffiti no Projeto Travessia

Juventudes expressam seus direitos por meio do graffiti no Projeto Travessia

O território de Terra Vermelha, em Vila Velha, foi palco do projeto “Travessia – Graffiti, Juventudes e Direitos Humanos”, idealizado pelo artista visual e graffiteiro Fred Farias. A proposta utilizou a cultura hip-hop, especialmente o graffiti, como ferramenta para promover os direitos das juventudes, com foco em acesso à cultura, convivência, comunicação, informação e formação profissional.

Durante as ações, jovens da comunidade participaram de oficinas de graffiti, mediadas por Fred Farias, que culminaram na produção coletiva de um painel artístico-cultural instalado em Terra Vermelha. Além disso, 10 jovens concluíram um curso profissionalizante com certificação em NR-35 (Trabalho em Altura), ampliando suas possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

O projeto também ofereceu uma formação em Direitos Humanos e Juventudes, ministrada pelo professor doutor Geovanni Lima, fortalecendo reflexões sobre cidadania, equidade e participação social entre os participantes.

“O graffiti foi o ponto de partida para a troca de vivências, para a escuta dos sonhos e para fortalecer os vínculos com o território. Travessia é sobre enxergar a arte como direito e construir caminhos coletivos”, afirmou o artista visual e graffiteiro Fred Farias, idealizador da iniciativa.

Para o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, a ação reafirma o potencial das juventudes. “Projetos como o Travessia mostram a potência criativa dos nossos jovens e como a arte urbana pode ser um caminho para o desenvolvimento cultural e social no município”.

Com realização da Casa Com Junto, o Travessia foi viabilizado por meio do Edital de Seleção de Projetos nº 003/2024 – Vila Velha – PNAB – Fomento a Propostas de Intervenções Artístico-Urbanas, promovido pela Prefeitura de Vila Velha por meio da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vila Velha. As atividades foram realizadas ao longo do último mês de junho.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha