IPTU: Prefeitura utiliza Domicilio Eletrônico para enviar as guias de pagamento

IPTU: Prefeitura utiliza Domicilio Eletrônico para enviar as guias de pagamento

A prefeitura de Vila Velha começou a enviar as guias de pagamentos de IPTU para o Domicílio Eletrônico do Cidadão Vilavelhense – DECVV, para os moradores que possuem seus e-mails já cadastrados. Instituído pela Lei nº 6556/21, de 23 de dezembro de 2021, o DECVV tem por objetivo estabelecer uma comunicação moderna entre a municipalidade e o cidadão.

Essa é uma ação pioneira e inovadora que a prefeitura está disponibilizando por e-mail as guias de pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e da Taxa de Coleta de Lixo de 2022.

As guias de pagamento começaram a ser enviados, via DECVV, a partir desta sexta feira (11), para os e-mails já cadastrados no banco de dados do cadastro imobiliário da Gerência de Cadastro Imobiliário – CGI da Secretaria de Finanças.

Para os moradores que não tem o DECVV e desejarem cadastrar e-mail para aderir a essa nova ferramenta, basta atualizarem seu cadastro junto à GCI e incluir o e-mail em que desejam receber o boleto do IPTU ou qualquer outra comunicação da Prefeitura de Vila Velha.

Os moradores também poderão retirar os boletos pelo site da PMVV ou nos guichês na própria prefeitura.

“Ao receber os boletos através do Domicilio Eletrônico, no e-mail cadastrado, o morador poderá se programar para quitá-lo, pois o prazo da primeira parcela e, também, da cota única somente vencerão em maio deste ano. Estamos planejando oferecer ao morador de Vila Velha vários meios para facilitar o pagamento do seu IPTU”, explica Bruno Negris, Secretário de Finanças.

O calendário fiscal dos tributos municipais foi divulgado pelo Decreto 495/2021 e publicado no Diário Oficial no dia 30 de dezembro.  Segue o cronograma:

Cota única: 10/05/2022
1ª parcela: 10/05/2022
2ª parcela: 10/06/2022
3ª parcela: 11/07/2022
4ª parcela: 10/08/2022
5ª parcela: 12/09/2022
6ª parcela: 10/10/2022
7ª parcela: 10/11/2022

Desconto

O morador que efetuar o pagamento em cota única terá desconto de 8%. “A cota única é uma boa opção para os moradores quitar essas obrigações, e economizar. Esse desconto é uma forma do contribuinte reduzir o valor a pagar”, afirma Bruno Negris.

Se os valores forem até R$ 50 relativo às garagens, o pagamento exclusivamente será pago em cota única. Já a partir de R$ 50,01 (garagem) podem ser parcelados. O morador deve ficar atento às datas de vencimento das demais parcelas.

“O pagamento do IPTU é importante para o município e para os seus moradores, pois essa contribuição sempre é convertida em serviços públicos como limpeza da cidade, investimento na saúde e educação, desinfecção de ruas, aquisição de materiais e outras ações que a prefeitura já vem diariamente realizando no município, visando com isso a melhoria das atividades públicas”, explica o Secretário.

 

 

 

 

Reprodução: PMVV