Início do Abril Verde com o Lançamento do ‘Cordel da Saúde Mental no Trabalho

Início do Abril Verde com o Lançamento do ‘Cordel da Saúde Mental no Trabalho

A saúde do trabalhador e da trabalhadora é o foco da campanha Abril Verde, data instituída desde o ano passado no Calendário Oficial de Eventos de Vila Velha. E no decorrer de todo o mês vão acontecer ações promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde de Vila Velha (Semsa) a fim de conscientizar profissionais da área, população trabalhadora e empregadores sobre a importância de reconhecer e prevenir as doenças e agravos relacionados ao trabalho.

Neste ano o tema da campanha será “O trabalho pede saúde mental”, e o assunto vai dominar as ações previstas, como roda de conversa, palestra e capacitação. A programação teve início nesta segunda-feira (1º), com o lançamento do “Cordel da Saúde Mental no Trabalho”, elaborado pela Vigilância em Saúde do Trabalhador, que já está disponibilizado no site da Prefeitura de Vila Velha (Clique Aqui).

Nesta quarta-feira (3), acontece, às 14 horas, no auditório da Semsa, a abertura oficial do Abril Verde, com a presença de autoridades. No evento será apresentado o ‘Boletim de Saúde Mental do Município”, além de uma roda de conversa conduzida pela psicóloga Natália Pozzatto, que atua no Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

 Prevenção

Jeanine Pacheco, coordenadora de Vigilância em Saúde do Trabalhador, explica que é importante despertar a atenção da sociedade para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes e doenças de trabalho, inclusive referente aos transtornos mentais relacionados ao ambiente laboral. “Temos a missão de promover espaços de diálogo e levar esclarecimentos aos trabalhadores”, afirmou.

Abril foi escolhido devido a duas datas relevantes celebradas ao longo do mês e que são relacionadas ao tema da campanha: dias 07 e 28 – Dia Mundial da Saúde e Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, respectivamente.

Programação

A programação do Abril Verde incluirá ainda um dia de capacitação voltada aos profissionais que atuam na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), já que eles fazem parte da construção dessa rede intersetorial para identificação e notificação dos transtornos mentais relacionados ao trabalho; e a participação da Vigilância em Saúde do Trabalhador na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde.

O encerramento da campanha será no dia 29 de abril, com uma roda de conversa sobre saúde mental e segurança pública, voltado para os profissionais da Guarda Municipal de Vila Velha. Estão confirmadas as presenças de Dr. Pedro Luiz Ferro, presidente/coordenador da Comissão Permanente de Atenção à Saúde dos Profissionais de Segurança Pública, Defesa Social e Justiça (Copas); e de Therezinha Abranches, vice-presidente/coordenadora da Copas/Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social.

Vídeo “Saúde mental é assunto de todas as pessoas”

Revista “Saúde mental no trabalho”

“Cordel da Saúde Mental no Trabalho”