Iniciativas de Proteção à Andada do Caranguejo-uçá são Implementadas em Vila Velha
A Secretaria de Meio Ambiente de Vila Velha, por meio da Coordenação de Educação Ambiental, está realizando ações educativas e de fiscalização ambiental na cidade com o objetivo de conscientizar os comerciantes e a população sobre a proibição da coleta predatória durante o período da andada do caranguejo-uçá (Ucides cordatus).
O primeiro ciclo de andada tem início nesta sexta-feira (12) e se estende até 17 de janeiro, enquanto o segundo período ocorrerá de 10 a 15 de fevereiro. Durante esses dias, a legislação proíbe não apenas a captura, mas também a manutenção em cativeiro, beneficiamento, transporte, industrialização, comercialização e armazenamento dos caranguejos, incluindo partes isoladas como desfiado, puãs, pinças e garras, independentemente de sua origem (município, estado ou país).
A medida, estabelecida pela portaria nº 041-R, de 24 de novembro de 2023, visa proteger a fauna durante o período reprodutivo, assegurando a sustentabilidade do ecossistema. Os agentes fiscais já visitaram 16 estabelecimentos comerciais no município, onde foram afixados cartazes informativos sobre os dois períodos de defeso. As atividades de fiscalização continuarão até o término do período de defeso.
Os caranguejos-uçá e guaiamuns apreendidos vivos de maneira irregular serão devolvidos ao manguezal. Vale ressaltar que a infração pode acarretar uma pena de até três anos de reclusão, além de multa.
O secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, destacou a importância da preservação da andada do caranguejo uçá para o equilíbrio dos ecossistemas costeiros. “Esse período de reprodução contribui para a dispersão de nutrientes e a manutenção da biodiversidade, além de ser essencial na cadeia alimentar, alimentando diversas espécies”, detalhou.
A população é incentivada a colaborar com as ações dos fiscais, podendo denunciar irregularidades pelo telefone 162 da Ouvidoria Municipal.
Andada
O fenômeno conhecido como “andada” representa o período reprodutivo, no qual os caranguejos deixam suas tocas e percorrem o manguezal em busca de acasalamento e liberação de ovos. Durante essa fase, a espécie torna-se mais vulnerável, facilitando a captura quando saem em massa das tocas em busca de parceiros.
Confira o calendário dos períodos de andada do caranguejo-uçá em 2024:
1º Período: de 12 a 17 de janeiro de 2024 (lua nova);
2º Período: de 10 a 15 de fevereiro de 2024 (lua nova);
3º Período: de 11 a 16 de março de 2024 (lua nova);
4º Período: de 9 a 14 de abril de 2024 (lua nova).
Fonte Prefeitura de Vila Veçlha
Redatora, moderadora e responsável por otimizar a disseminação do conteúdo para os assinantes por meio de estratégias eficazes, buscando alcançar o público-alvo de forma eficiente e engajadora. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui