Infraestrutura moderna no Parque de Jacarenema aprimora a experiência dos visitantes

Infraestrutura moderna no Parque de Jacarenema aprimora a experiência dos visitantes

Vila Velha celebra mais um marco em sua trajetória de sustentabilidade e cuidado com o meio ambiente. No sábado, 18 de janeiro, a Prefeitura inaugurou as estruturas do Parque Natural Municipal de Jacarenema. Essa Unidade de Conservação de Proteção Integral, reconhecida por suas características ambientais e de relevância ecológica, agora conta com melhorias que garantem sua preservação e uso consciente pela população. Dentro dessa estrutura também está a nova Ponte da Madalena.

Antes vulnerável à degradação e ao uso inadequado, o Parque Natural Municipal de Jacarenema passou por uma transformação significativa. Entre as melhorias estão a via de acesso controlada, com três quilômetros, e a implantação de uma guarita localizada no final da Avenida da Praia, próximo ao Motel Dunas.  O Parque de Jacarenema possui uma área de 346 hectares (equivalente a 320 campos de futebol).

Essa estrutura delimita a entrada do parque, promovendo um controle eficiente do acesso. Veículos motorizados, por exemplo, não são permitidos no trajeto interno de 3 km, que agora é destinado exclusivamente a pedestres, bicicletas e modais elétricos, como patinetes e bikes elétricas. O horário de funcionamento será das 6 às 18 horas.

O trajeto, além de preservar o meio ambiente, fomenta atividades de lazer, turismo, esportes e educação ambiental. Ao final do trajeto, os visitantes encontram uma área de convivência planejada para descanso e contemplação, que se conecta com a nova Ponte da Madalena. Todas essas melhorias estão em conformidade com o Plano de Manejo do parque, reforçando sua implementação de forma efetiva e sustentável.

Preservação

A inauguração também marca avanços na segurança e fiscalização ambiental da região. Com histórico de crimes ambientais e atividades ilícitas na região, o parque agora conta com reforço da Guarda Municipal, vigilantes e porteiros. Além disso, áreas em processo de recuperação ambiental foram devidamente sinalizadas e poderão ser acompanhadas pela população, contribuindo para a educação ambiental e a conscientização sobre a importância da conservação.

“A entrega dessas estruturas demonstra o compromisso da gestão municipal com a preservação ambiental e o bem-estar da população. O Parque Natural Municipal de Jacarenema se torna, assim, um espaço revitalizado, seguro e protegido, beneficiando moradores e visitantes que desejam desfrutar da natureza de maneira consciente da região”, afirmou o secretário Municipal de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo.

Caso sejam observadas irregularidades no parque, a população pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone 153 ou a Ouvidoria pelo 162.

Centro de Educação Ambiental

No dia 29 de junho do ano passado, a Prefeitura de Vila Velha inaugurou outra importante obra no Parque Natural Municipal de Jacarenema: o Centro de Educação Ambiental, que fica localizado entre os bairros Barra do Jucu e Santa Paula I, às margens da Rodovia do Sol.

O espaço conta com infraestrutura composta por Posto de Fiscalização, sala multiuso para oficinas, anfiteatro, sala de leitura e espaço administrativo, além de banheiros acessíveis, bebedouro e um memorial que narra a história da luta pela implementação do Parque. O investimento foi de R$ 1,4 milhão, proveniente de compensação ambiental homologado pelo Ministério Público.

1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental.

No dia 20 de abril, também do ano passado,  o prefeito Arnaldinho Borgo assinou a ordem de serviço para a construção da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Militar Ambiental. A obra está sendo erguida às margens da Rodovia do Sol, na entrada do bairro Santa Paula I, próximo à Barra do Jucu, ao lado do Centro de Educação Ambiental.
O Batalhão, que vai ser inaugurado este ano, vai ser uma base da Polícia Militar para proteger o meio ambiente de toda a região de Jacarenema.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha