Indicadores de velocidade na Avenida Carlos Lindenberg reforçam a prevenção de acidentes

Indicadores de velocidade na Avenida Carlos Lindenberg reforçam a prevenção de acidentes

Para prevenir acidentes e aumentar a segurança viária, a Prefeitura de Vila Velha instalou um pórtico com indicadores de velocidade na Avenida Carlos Lindenberg, no bairro Nossa Senhora da Penha. O objetivo é suavizar a velocidade dos veículos e evitar os conflitos nas saídas da Rodovia Darly Santos e do Assai Atacadão nos acesso à Avenida Carlos Lindenberg.  Importante frisar que os indicadores de velocidade não multam.

Em várias vias da cidade com grande fluxo de veículos já foram instalados outros 16 indicadores educativos de velocidade. Os equipamentos são dotados de um display informativo de velocidade em tempo real, que alertam o motorista sobre a velocidade praticada a fim incentivar a autorregulação do condutor e o respeito aos limites de velocidade.

Os displays com os indicadores de velocidade foram instalados na via a fim de prevenir acidentes e preservar vidas. Os dispositivos de caráter eminentemente educativo, não possuem a função de multar condutores por nenhuma infração de trânsito.

“O principal objetivo desses equipamentos é o de priorizar a vida, já que ao mostrar a velocidade em tempo real, o condutor pode adotar uma conduta segura no trânsito. É uma ferramenta tecnológica de educação no trânsito”, destaca o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, major Rogério Gomes.

E continuou: “Os dispositivos também fornecem dados, como a contagem de veículos que trafegam na via e a taxa de respeito ao limite de velocidade.  Assim, poderemos promover ações educativas para conscientização dos condutores”, explicou.

Os equipamentos são reconhecidos por sua eficácia na mudança de comportamento a longo prazo, pois transformam um trecho da via em uma zona de atenção permanente, onde o motorista é seu próprio fiscal, além de estar em conformidade com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).

Os pontos que receberam a instalação dos equipamentos foram priorizados por serem áreas com grande circulação de veículos e pedestres e também onde o excesso de velocidade é uma preocupação constante.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha