IBGE: dados do censo mostram que 24,1% dos moradores de Araçás tem mais de 60 anos de idade

IBGE: dados do censo mostram que 24,1% dos moradores de Araçás tem mais de 60 anos de idade

Com uma população de 5.413 moradores, o bairro Araçás tem 24,1% dos moradores com mais de 60 anos de idade. Esse número representa 1.278 idosos. Em 2010, quando foi realizado o último Censo, a população idosa do bairro representava 12,8%, cerca de 683 idosos.

Os dados foram divulgados, nesta quinta-feira (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no auditório da Prefeitura de Vila Velha. A pesquisa foi realizada entre os meses de novembro de 2021 a fevereiro de 2022.

Durante a apresentação da amostragem feita pelo IBGE, o vice-prefeito Victor Linhalis disse que conhecer a população e as características de cada território são fundamentais para o desenvolvimento de políticas públicas eficientes e assertivas.

“Sempre digo ao prefeito Arnaldinho Borgo, que concorda comigo, que conhecer os números, ter pesquisa e amostragem, nos torna mais precisos nas políticas públicas. O censo é muito importante para a gestão pública. Com ele podemos entender as necessidades de cada região. Por exemplo, vimos com esse teste que a população de Araçás envelheceu, assim devemos planejar políticas públicas voltadas para ela e pensar em como estar ainda mais próximo dos moradores desse bairro”, afirma o vice-prefeito.

Durante o teste foram visitados 2.752 endereços, sendo 2.112 domicílios particulares permanentes ocupados. Não foi possível realizar entrevista em 2,1%, ou seja, em 45 domicílios. Das 2.067 entrevistas realizadas, 96,4% foram na modalidade presencial, 3% pela internet e 0,6% por telefone. “As entrevistas foram realizadas pela modalidade presencial, mas os moradores que não puderam atender os pesquisadores tiveram a opção de realizar a pesquisa por telefone ou pela internet”, explica Max Fraga, Chefe da Unidade Estadual do IBGE.

Aqui no Espírito Santo, a pesquisa foi realizada apenas no bairro Araçás. Na escolha pelo bairro, foi levado em conta o estado de imunização da população contra a Covid-19.

Essa pesquisa serviu para testar os equipamentos, processos, questionários e abordagem da população, entre outros quesitos. Nesse teste, foi possível levantar dados sobre: População total residente, População masculina e feminina, População de idosos (60+), Endereços visitados, Domicílios ocupados e Domicílios ocupados não entrevistados.

O Censo de 2022 está previsto para acontecer entre os meses de agosto a outubro deste ano.

 

 

 

Reprodução: PMVV