Guarda Municipal de Vila Velha desenvolve novo sistema mais eficiente
A Guarda Municipal de Vila Velha é sinônimo de eficiência e proximidade da população. Acessível e presente nas ruas das cinco regiões da cidade, vai tornar seu serviço ainda melhor, agregando tecnologia. O Guardião é um novo sistema, que irá armazenar e gerenciar dados de segurança na cidade, permitindo ao comando apontar as melhores ações e estratégias contra a criminalidade.
O objetivo primário do Guardião é agrupar todas as informações geradas no dia a dia da Guarda Municipal e ser um aliado na hora das decisões. Cada um dos chamados atendidos na Central será catalogado e vai se tornar informação, seja da criminalidade, seja de trânsito, o que permitirá saber em tempo real, por dia, hora e localidade quais setores estão mais vulneráveis, indicando para quais pontos o efetivo precisa ser enviado, por exemplo.
O lançamento foi durante uma cerimônia na sala de reuniões do gabinete do prefeito Arnaldinho Borgo, na tarde desta segunda-feira (12), com a presença do secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, da subsecretária da Guarda Municipal, comandante Landa Marques e de vários guardas que irão operar o sistema.
O prefeito ressaltou a importância do protagonismo dado aos guardas para produzir soluções de segurança que culminaram na criação desse sistema, que vai ao encontro do que ele planeja para Vila Velha, uma cidade do futuro: “A Guarda Municipal já é muito querida pela população, pelo serviço que presta diariamente nas ruas. Agora, com a possibilidade de mensurar e analisar dados concretos sobre a demanda da cidade, conseguirá dar ainda mais resultado. É tecnologia para gerar dados e transformá-los em segurança pública, mais um passo para nos tornarmos a cada dia a cidade do futuro”, apontou.
O Guardião vai começar a funcionar com o módulo da central, mas outras informações de cunho gerencial também serão agregados, como produtividade ou até consumo de combustível. E tudo com um forte sistema para acesso aos dados estratégicos.
Inicialmente, a inovação funcionará internamente, pelos próprios agentes da Guarda Municipal, mas estará em constante construção. Porém, há previsão da criação de outros módulos, que vão permitir gerar e analisar dados de Recursos Humanos, da Frota e até ficar na palma da mão do cidadão.
O sistema é mais uma etapa na implantação de tecnologia a serviço da administração e da segurança pública em Vila Velha. Paralelamente, estão sendo instalados os pontos de coleta da Muralha Eletrônica, que vai atuar diretamente no monitoramento de veículos, podendo auxiliar na busca por veículos furtados, com restrições ou até mesmo ligados a crimes, impactando na geração de segurança como um todo. Um novo sistema de videomonitoramento também deve ser instalado, colocando tecnologia de Inteligência Artificial a serviço da população.
O secretário Municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, avalia esta inovação como um importante passo para Vila Velha se transformar na cidade do futuro: “Quando se investe em tecnologia na área da segurança pública, vemos com maior clareza onde devemos atuar. A tecnologia ao nosso lado vai salvar vidas, maximizar a presença dos nossos guardas nas ruas e coibir a criminalidade”, explica.
A comandante da Guarda Municipal, subsecretária Landa Marques, é uma entusiasta e incentivadora da criação do Guardião, construído internamente e sem custos à administração. Ela acredita que, com o mesmo efetivo, será possível fazer mais pela cidade: “Para fazermos segurança pública, quanto melhor e mais detalhados os dados, melhor poderemos trabalhar”, afirma.
Reprodução: PNVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.