Gêmeos nascem em hospital de Vila Velha e mobilizam equipe médica

Gêmeos nascem em hospital de Vila Velha e mobilizam equipe médica

Dois novos moradores chegaram a Vila Velha na última semana: os gêmeos Gael e Gabriel nasceram no Hospital Municipal de Cobilândia e passam bem. O parto cesariana foi realizado pela equipe do equipamento de saúde no início da noite do dia 28 de maio. Gael nasceu primeiro, às 18h24, pesando 2,970 quilos. Quatro minutos depois, às 18h28, foi a vez de Gabriel, com 2,435 quilos.

Os recém-nascidos vão se juntar ao irmão mais velho, de 2 anos. Os pais, Joyce e Bruno, contaram que só descobriram que esperavam gêmeos no quinto mês de gestação. Durante toda a gravidez, o pré-natal foi acompanhado pela equipe da Unidade de Estratégia de Saúde da Família de São Torquato.

A maternidade do Hospital de Cobilândia passou por recentes reformas estruturais que visam aprimorar o atendimento às gestantes. Entre as melhorias estão a aquisição de novos equipamentos e a capacitação contínua dos profissionais de saúde, com o objetivo de oferecer um acolhimento mais humanizado e transformar o momento do nascimento em uma experiência marcada pelo respeito, cuidado e segurança.

Atendimento humanizado

Todas as unidades de saúde de Vila Velha realizam o acompanhamento pré-natal. O acesso é garantido a qualquer mulher com suspeita de gravidez que procure a unidade de referência do seu bairro.

Assim que a gestação é confirmada, são realizados testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, além do agendamento da primeira consulta pré-natal. Nessa primeira visita, a gestante passa por avaliação clínica, exames laboratoriais, atualização da caderneta de vacinação, além de ser encaminhada ao dentista. Também é feita a estratificação do risco gestacional.

Gestantes com gravidez de risco habitual seguem com acompanhamento regular na própria unidade de saúde, em consultas intercaladas entre médico e enfermeiro. A frequência varia conforme a fase da gestação: mensal até a 28ª semana, quinzenal da 28ª à 36ª semana e semanal a partir da 36ª semana até o parto.

Já gestantes classificadas como de alto risco são acompanhadas por médicos da unidade de saúde e também por obstetras no Centro Municipal de Atenção Secundária (Cemas). O atendimento é feito de forma integrada e envolve toda a equipe de saúde da família, incluindo técnicos de enfermagem, agentes comunitários, dentistas e outros profissionais, conforme a necessidade.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha