Fotógrafas com baixa visão revelam beleza sob novas perspectivas em Vila Velha

O Ponto de Cultura SOCA Brasil, no bairro Santa Mônica Popular, recebe desta quinta-feira (31) a sábado (2), das 16h às 21h, a exposição “Um Outro Olhar”, que apresenta 32 fotografias feitas por mulheres com baixa visão. As imagens são resultado de uma oficina realizada em junho, com mediação da Cia Poéticas da Cena Contemporânea, que orientou as participantes a explorarem uma linguagem fotográfica própria.
“Não é aquela foto que as pessoas videntes estão acostumadas, mas uma imagem com um ângulo mais interessante ou sinistro, por exemplo”, resume Lucinéia Santos, uma das fotógrafas participantes. Ela descreve sua visão como “enxergar por dentro de um canudo”, e afirma que a experiência foi a realização de um sonho antigo.
Idealizado pela artista e cineasta Rejane Arruda, também curadora da mostra, o projeto partiu do princípio de que a baixa visão pode ser transformada em linguagem visual. “É impressionante a semelhança da baixa visão com algumas características da poética visual contemporânea”, afirma Rejane.
A atividade integra as ações do Ponto de Cultura SOCA Brasil, que conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Rede Cultura Viva e do Edital 003/2024 promovido pela Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vila Velha. Para o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, a iniciativa fortalece a inclusão no município. “A exposição amplia os sentidos da fotografia e promove o acesso à cultura de forma plural e inovadora”, destaca o secretário.
A exposição é fruto da mesma metodologia desenvolvida na Escola de Fotógrafos Cegos, que desde 2022 realiza projetos inclusivos no Espírito Santo. Além da exposição “Um Outro Olhar”, o Ponto de Cultura também oferece oficinas gratuitas como “Te Ato com Meu Ato”, “Vídeo como reconhecimento de Si” e “Música e Memória”, esta última protagonizada por mulheres cegas e com transmissão prevista pelo canal da SOCA Brasil no YouTube.
Localizado no Espaço Contêiner, no bairro Santa Mônica Popular, na Rua Vinte e Quatro, 255, o Ponto de Cultura conta com acessibilidade arquitetônica, monitoria humanizada e recursos de audiodescrição e Libras durante os eventos. Pessoas com deficiência podem agendar o acolhimento pelo WhatsApp (27) 99609-8181.
Serviço:
Exposição de Fotografia “Um Outro Olhar”
De 31 de julho (quinta-feira) a 2 de agosto (sábado)
Das 16h às 21h
Ponto de Cultura SOCA Brasil – Espaço Contêiner
Rua Vinte e Quatro, 255, Santa Mônica Popular, Vila Velha
http://www.socabrasil.org | @socabrasil
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.