Fogo simbólico será oficialmente transposto em solenidade nesta quinta-feira

Para dar início às comemorações dos 490 anos do aniversário de Vila Velha e da Colonização do Solo Espírito-santense será realizada nesta quinta-feira (22), a partir das 15 horas, a tradicional transposição do fogo simbólico, que representa a passagem simbólica da capital do Estado, de Vitória para Vila Velha.
A cerimônia para acender o fogo simbólico será realizada em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande e do prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo, além de diversas outras autoridades. O evento contará com a participação da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo.
Às 15h30 a tocha será conduzida de Vitória até a Prainha de Vila Velha, na Praça Almirante Tamandaré (em frente à igreja do Rosário), com chegada prevista para as 17 horas.
“A transposição do fogo simbólico de Vitória para Vila Velha simboliza o respeito às nossas raízes e o compromisso das gestões públicas com a valorização da história canela-verde e do Espírito Santo. No Dia da Colonização do Solo Espírito-santense, renovamos o pacto com o desenvolvimento que honra o passado e projeta o futuro da nossa amada Vila Velha”, destacou Arnaldinho Borgo.
O símbolo olímpico será conduzido, em revezamento, por atletas e agentes de vários órgãos de Segurança Pública, com a participação de corredores da Escola de Aprendizes de Marinheiros do Espírito Santo (EAMES), do 38º Batalhão do Exército, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, das Guardas da Grande Vitória, da Polícia Civil, Polícia Penal e Polícia Federal.
Na Praça Almirante Tamandaré, o prefeito Arnaldinho Borgo e o governador Renato Casagrande usarão o fogo da tocha para acender uma pira em frente à Igreja do Rosário. O acendimento da pira será marcado pela presença da apresentação da banda do 38º BI, entoando hinos comemorativos.
Um grupo formado por desbravadores e escoteiros de Vila Velha fará a vigília da pira durante toda a noite, até o início do desfile, realizado na sexta-feira (23), a partir das 7 horas, na Avenida Jerônimo Monteiro, no Centro da cidade.
Percurso da tocha
Depois de sair de Vitória, em Vila Velha, o percurso passará por vias importantes, como as Avenidas Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro (trecho), Champagnat, Antônio Ataíde, Antônio Ferreira de Queiroz e Luciano das Neves, até a Prainha. Durante o trajeto, o trânsito será interditado parcialmente e liberado gradualmente após a passagem da tocha, com o apoio da Guarda Municipal.
As ruas e avenidas por onde a tocha olímpica vai passar serão parcialmente interditadas por cerca de duas horas antes da chegada da comitiva. À medida que os condutores passarem, essas vias serão liberadas.
História
A pira ficará na Prainha devido à importância histórica do local. Foi ali que, em 1535 deu início a história da colonização do solo espírito-santense, com a chegada de portugueses a bordo da caravela Glória em Vila Velha. Vasco
Fernandes Coutinho, o donatário da capitania, fundou a Vila do Espírito Santo, que mais tarde se tornou Vila Velha, e a capital da capitania.
Confir ao croqui do percurso da tocha com fogo simbólico
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.