Finalização da instalação de radares na Terceira Ponte para início das autuações

Finalização da instalação de radares na Terceira Ponte para início das autuações

Quem passa pela Terceira Ponte já percebeu que os radares de velocidade estão de volta e posicionados na chegada dos municípios de Vitória e Vila Velha. No início da tarde desta terça-feira (9), por volta das 12h40, motoristas flagraram funcionários fazendo ajustes nos equipamentos e as luzes já estavam acesas. Afinal, eles já estão multando?

Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) informou que os equipamentos da Terceira Ponte estão em fase de instalação e ainda passarão por verificação do IPEM-ES. Após esses procedimentos, os aparelhos poderão iniciar as operações a qualquer momento.

FISCALIZAÇÃO NA TERCEIRA PONTE

Anteriormente, o DER-ES já havia alertado que a velocidade será de 70 km/h na chegada a Vila Velha devido ao declive leve e de 60 km/h na chegada a Vitória por questões de segurança relacionadas ao declive mais acentuado.

Com a ampliação da Terceira Ponte, o radar que ficava localizado na chegada de Vila Velha foi realocado. As câmeras ficarão no pórtico existente no KM 3, ou seja, cerca de 600 metros antes de onde funcionava o anterior.

Vale ressaltar que o órgão já alertou que os motoristas devem ficar atentos à velocidade máxima permitida no local, já que não haverá divulgação de quando os radares vão começar a multar os infratores de trânsito. “O órgão alerta para que os condutores respeitem a sinalização e a legislação de trânsito, pois não haverá anúncio da retomada do funcionamento dos equipamentos.”

NOVO CONTRATO

O contrato com a empresa anterior que administrava os radares das rodovias estaduais expirou no dia 1º de abril. A nova concessionária tem até 15 de agosto para instalar todos os 162 radares previstos.

INSTALAÇÃO DE RADARES

A implementação dos radares de velocidade segue um processo estruturado: primeiro, os equipamentos são instalados nas hastes, depois são ligados à energia, em seguida são aferidos, e, finalmente, começam a registrar infrações. Embora o contrato permita até 90 dias para a instalação completa em todas as rodovias previstas, alguns equipamentos podem começar a operar antes desse prazo, assim que forem conectados à energia.

Os sensores dos equipamentos são instalados logo após a linha de retenção, e qualquer avanço além dessa linha pode resultar em autuação. “É dever do motorista obedecer à sinalização da via, incluindo a linha de retenção como referência”, afirmou Freitas.

Com a instalação dos novos radares, o DER-ES espera melhorar a fiscalização e aumentar a segurança nas rodovias estaduais, especialmente nas áreas com maior fluxo de veículos, ciclistas e pedestres.

Fonte : ES 360