Estudantes de Vila Velha recebem treinamento sobre prevenção de desastres naturais

Estudantes de Vila Velha recebem treinamento sobre prevenção de desastres naturais

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Vila Velha retomou o projeto Defesa Civil na Escola, uma iniciativa que busca conscientizar estudantes sobre segurança e prevenção de desastres. Neste ano, a UMEF Darcy Ribeiro, no bairro Morada da Barra, foi a primeira unidade a receber as atividades educativas.

Na terça-feira (7), cerca de 520 alunos participaram das palestras realizadas na escola. Durante o encontro, Agentes da Defesa Civil abordaram temas como o descarte correto do lixo e a importância de manter a cidade limpa para evitar problemas como enchentes e outros desastres naturais.

“Neste ano, as equipes percorrerão 26 escolas municipais. Dessas, 15 são da região 5 e 11 são da região 2. O objetivo é levar informação aos estudantes, pois aprendem como a Defesa Civil trabalha para prevenir e atender às situações desastres naturais e eventos climáticos extremos e, principalmente, aprendem o que fazer quando acontecer algum imprevisto”, explica o diretor Técnico Operacional da Defesa Civil, Gilvandro Pinto.

Durante as palestras, os alunos também assistiram a vídeos sobre desastres que já ocorreram na cidade e aprenderam a distinguir entre enxurradas, enchentes e inundações.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep, reforçou a importância do projeto. “Educar nossas crianças e jovens sobre a preservação ambiental e sobre a atuação da Defesa Civil é essencial para construirmos uma comunidade mais consciente, segura e Resiliente. Estamos felizes em compartilhar nosso conhecimento e acreditamos que essa experiência terá um impacto positivo”, afirma.

Ao final das atividades, cada aluno recebeu um exemplar da revista “Proteção e Defesa Civil em Ação: Sempre Perto de Você”, com 20 páginas coloridas repletas de atividades lúdicas e informações sobre desastres naturais e medidas de prevenção. “A revista foi pensada com muito carinho para que o aprendizado aconteça de forma rápida e divertida”, ressalta o coronel D’Isep.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha