Estudantes de Vila Batista aprendem sobre Defesa Civil em palestra especial

Estudantes de Vila Batista aprendem sobre Defesa Civil em palestra especial

Os 690 alunos, do 1º ao 9º ano, dos turnos vespertino e matutino, da UMEF Saturnino Rangel Mauro, em Vila Batista, participaram de aulas especiais com a equipe da Defesa Civil de Vila Velha. Nestas terça e quarta-feira, os agentes permaneceram na escola para levar informação aos alunos.

Durante as conversas, os agentes de Proteção e Defesa Civil abordam questões relacionadas ao descarte adequado de resíduos e a importância de não jogar lixo no chão, enfatizando como essas atitudes podem contribuir para evitar desastres, a exemplo de enchentes. Também explicaram qual é o papel desempenhado pela Defesa Civil, tanto na prevenção quanto no atendimento às emergências.

A diretora da unidade, Maria Lourdes Melo Monjardim, ressaltou a importância da palestra. “Essa é uma forma de conscientização dos nossos alunos. Não estamos em área de risco, mas muitos deles moram em áreas que precisam de atenção. É importante alertarmos, desde novinhos, que eles podem evitar grandes desastres com pequenas atitudes no dia a dia. Tenho certeza que plantamos uma sementinha e que irão repassar tudo o que aprenderam aqui”, ressalta.

A palestra foi dividida por turmas e por faixa etária. A linguagem do conteúdo foi adaptada de acordo com a idade.

“É necessário adaptar o conteúdo para cada grupo de alunos. Assim, fica uma palestra didática e fácil assimilação do conteúdo. Para os mais velhos, mostramos os vídeos dos alagamentos e dos desastres que aconteceram em Vila Velha, como a pedra que rolou em São Torquato. Já os mais novos, temos um vídeo da turma da Mônica para que eles prestem atenção e aprendam”, afirma o Diretor Técnico Operacional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gilvandro Pinto.

A pequena Isabela Batista Ribeiro, de 8 anos, contou que gostou da atividade. “Aprendemos muitas coisas e principalmente a não jogar o lixo no chão. Devemos jogar o lixo no local próprio. Caso contrário, o lixo pode entupir bueiros e causar grandes alagamentos”, ensinou.

Ao final da palestra os alunos receberam a revista temática “Proteção e Defesa Civil em Ação: Sempre Perto De Você”, que foi lançada em maio deste ano.  Ela contém 20 páginas coloridas, com várias atividades, como caça-palavras, palavras-cruzadas, siga a seta, e muita informação sobre o que é um desastre natural, o que fazer para se prevenir contra inundação e alagamentos, o papel da Defesa Civil Municipal de Vila Velha e, principalmente, a revista ensina como agir durante um desastre.

O Secretário de Proteção de Defesa Civil, Coronel Marcelo D’Isep, afirmou que a revista tem o objetivo de informar e conscientizar os alunos de forma lúdica e divertida. “Essa revista foi pensada e idealizada com muito carinho para que o aprendizado fosse de forma rápida. A distribuição dela após a palestra ajuda as crianças a fixarem o conteúdo”, explicou.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha