Estudantes da Região 5 exploram as belezas do Parque de Jacarenema

Após anos de luta pela preservação da natureza, que deu origem ao Parque Natural Municipal de Jacarenema, chega o momento de compartilhar noções de respeito ao meio ambiente com as novas gerações. Esse foi o objetivo de uma reunião no Centro de Educação Ambiental do Parque, reunindo os 26 diretores de escolas municipais da Região 5 de Vila Velha, além de autoridades e servidores municipais.
A reunião, que aconteceu na quarta-feira (09), visou ao alinhamento com os diretores para que, após o recesso escolar, sejam organizadas visitas ao Parque. Os alunos vão receber orientações sobre as espécies da fauna e da flora, a partir de atividades lúdicas, além do recebimento de uma cartilha com informações sobre as particularidades da Unidade de Conservação.
O Parque Natural Municipal de Jacarenema possui uma área de 346 hectares (equivalente a 320 campos de futebol). Localizada em uma região marcada por especulação imobiliária, extração de areia, denúncias de invasões e crimes ambientais, o local agora é referência para a educação ambiental, preservação e recuperação do meio ambiente na cidade de Vila Velha.
A subsecretária de Meio Ambiente da Prefeitura de Vila Velha, Isabela Igreja, falou sobre a importância de receber os diretores escolares no Centro de Educação Ambiental do Parque Natural Municipal de Jacarenema.
“Nosso objetivo é criar na região um pertencimento quanto à biodiversidade, a fauna, a flora e a natureza. E nada melhor do que começar com as crianças. Acredito que os professores e professoras entenderam bem o nosso objetivo, de plantar uma sementinha para que ela floresça da mesma forma que se criou esse parque aqui no município”, revelou Isabela.
A subsecretária Pedagógica de Educação, Tatiana de Castro Nogueira, explicou como serão as visitas dos estudantes ao Parque.
“Com essa parceria, a Secretaria de Educação vai trazer os alunos das 26 escolas municipais da Região 5. Devemos começar com a Educação Infantil, logo depois do recesso escolar. Haverá visitas no período da manhã e da tarde. Vamos conhecer a fauna e a flora, e sensibilizar os alunos a partir de oficinas lúdicas de pintura, teatro de fantoches, entre outras atividades”, destacou.
A secretária Municipal de Relações Institucionais, Maria do Carmo Neves Novaes, uma das principais incentivadoras da criação do Parque Natural Municipal de Jacarenema, ressaltou que o Centro de Educação Ambiental entra agora numa segunda fase.
“Até chegarmos onde chegamos foi uma longa trajetória. A primeira etapa não foi fácil. Mas com a autonomia que o prefeito Arnaldinho Borgo propiciou, foi possível vencer os primeiros desafios e alcançar essa segunda etapa, que é trazer os alunos das escolas da Região 5 para conhecer o Parque. E por isso, trouxemos os gestores das escolas para apresentar de fato o Parque e demonstrar aos diretores a necessidade do envolvimento deles junto aos alunos. Tamanha diversidade, um ecossistema rico, bonito, vai ser multiplicado para as novas gerações através das visitas guiadas. E aqui a gente vai poder mostrar de fato qual é a importância desse ecossistema, fundamental para todos os seres vivos”, exaltou a secretária Maria do Carmo.

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.