Estão abertas as inscrições para a batalha de rima na Estação Leopoldina

Estão abertas as inscrições para a batalha de rima que vai acontecer na Estação Leopoldina, no bairro Argolas (Região 3), no dia 26 de julho. Nesse dia, Vila Velha vai receber a primeira de seis edições da Escola de Rima, projeto criado em 2009 pelo professor e MC Adikto e realizado pela Bicho Solto Produções (BSP), que consolidou o Espírito Santo como referência nacional nas batalhas de MCs.
O evento, das 16 às 20h, reunirá MCs e grupos para duelar no improviso e apresentar trabalhos autorais. As inscrições podem ser feitas Clicando AQUI, seguindo ordem de chegada, com 16 MCs por edição e lista de suplentes para o caso de faltas.
A Escola de Rima nasceu a partir da ideia de aproximar o hip-hop da comunidade escolar e vice-versa, ocupando mensalmente a Escola Estadual Gomes Cardim, no Centro de Vitória, com a “Batalha do Vocabulário” e o “Ensaio Aberto”. Dali surgiram as primeiras batalhas itinerantes em praças, como o “Projeto Boca A Boca”, e a cultura se espalhou pela Grande Vitória e outros municípios.
Na “Batalha do Vocabulário”, MCs sorteiam palavras de um dicionário, escrevem num quadro e criam rimas dentro do contexto sorteado. São dois rounds com quatro palavras ao todo e, em caso de empate, mais uma palavra é sorteada para o decisivo terceiro round, no estilo “bate e volta”. O corpo de jurados é formado por MC Adikto, MC Fredone e sempre um convidado da nova cena.
O campeão do dia recebe R$ 200 e já garante vaga na grande final, marcada para janeiro de 2026, que reunirá oito MCs e premiará o vencedor com R$ 1 mil e o título de “Professor de Escola de Rima”.
Já o “Ensaio Aberto” abre espaço para novos MCs, grupos ou mobs apresentarem seus trabalhos autorais em pocket shows de 15 minutos entre as fases eliminatórias. Três artistas se apresentam por edição, também via inscrição por formulário. Caso ultrapassem as vagas, são automaticamente encaixados nas próximas datas. Ao final das seis edições, o público votará no perfil da Escola de Rima para escolher qual dos 18 trabalhos abrirá o show de MC Adikto na Praia da Costa, em janeiro de 2026.
Para o secretário de Cultura, Roberto Patrício Junior, o projeto fortalece a arte nos bairros. “A Escola de Rima evidencia como a cultura urbana tem força em Vila Velha e cria oportunidades para que a juventude mostre seu talento e ocupe a cidade com sua arte”, afirmou o secretário.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular.
O Consórcio de Notícias do Brasil (CNB) é uma iniciativa pioneira que integra jornalismo digital e tecnologia da informação para oferecer conteúdo de qualidade em diversas plataformas, destacando-se como uma fonte confiável de notícias em todo o país.