Espírito Santo se prepara para receber a maior usina de dessalinização do Brasil nos próximos anos

Espírito Santo se prepara para receber a maior usina de dessalinização do Brasil nos próximos anos

A Região Metropolitana do Espírito Santo se prepara para receber a maior usina de dessalinização do Brasil, com previsão de início das operações em até quatro anos. Segundo o presidente da Companhia de Saneamento Espírito-santense (Cesan), Munir Abud de Oliveira, o próximo passo será a realização de uma consulta pública. O leilão do projeto deve ocorrer nos próximos 12 meses, e as obras terão duração estimada entre 24 e 36 meses.

“A unidade será instalada entre Vila Velha e Guarapari, proporcionando mais segurança hídrica para a população capixaba. Além de ser a maior usina de dessalinização do país, ela ajudará a suprir a redução da vazão dos rios”, destacou Munir Abud durante um evento em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado no sábado (22).

O projeto, apresentado no final do ano passado pela multinacional espanhola GS Inima, contará com uma estrutura capaz de tratar mais de 1,2 mil litros de água do mar por segundo. O investimento previsto ultrapassa R$ 1 bilhão.

Além da usina, o presidente da Cesan mencionou a construção da Barragem dos Imigrantes, outro projeto voltado à segurança hídrica no estado. Com um aporte de R$ 264,5 milhões, a barragem terá capacidade para armazenar 23 bilhões de litros de água. A estrutura será erguida no braço norte do Rio Jucu, abrangendo os municípios de Domingos Martins e Viana, próximo ao Km 30 da BR-262.

A expectativa é que a Barragem dos Imigrantes seja concluída até o final de 2026. “Estamos avançando na construção da barragem do Rio Jucu, que garantirá o abastecimento da Região Metropolitana, mesmo em períodos de até quatro meses sem chuvas”, ressaltou Munir Abud.

Fonte: Sustentabilidade Brasil