Escritoras apresentam novos livros e discutem o papel dos gêneros literários

Escritoras apresentam novos livros e discutem o papel dos gêneros literários

Um romance é uma narrativa longa, o conto uma narrativa curta, o poema é outra estrutura literária. E na verdade cada coisa dessas tem uma linguagem própria e um jeito específico de virar livro. Pensando nessas especificidades, as escritoras Aline Dias, Ingrid Carrafa e Sara Lovatti realizam, nesta quinta-feira (24), um bate-papo na Biblioteca Municipal Major Fraguinha, situada na Prainha, em Vila Velha, a partir das 14h.

As três escritoras capixabas se uniram para realizar ações de difusão literária em três cidades da Grande Vitória, tendo como foco os seus livros mais recentes: Aline Dias traz “Bagunça” (romance); Sara Lovatti apresenta “Cardápio” (contos); e Ingrid Carrafa divulga a sua obra “Poemas para depois que o fim do mundo passar” (poesia).

As autoras foram contempladas pelo Edital Nº 11/2023 – Produção e Difusão de Obras Literárias no Espírito Santo, viabilizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Elas se uniram para realizar ações nas bibliotecas de Vila Velha, Vitória e Cariacica como parte da contrapartida obrigatória do edital.

Sobre os livros e as escritoras:

Bagunça, romance (289 páginas), editora Maré, 2025
Uma cidade muito pequena, em que as janelas e os ladrilhos têm olhos e ouvidos, guarda histórias e mais histórias. Desde a violência de sua formação, passando pelos inúmeros pés de café, as escolhas e as escolas, conhecemos Nova Esperança, uma cidadezinha que abriga anedotas e Analuz. E de pequena, Analuz não se conforma, e, sem se conformar, vai crescendo, capitaneando a bagunça da escola e as bagunças da vida, até ficar adulta, fugir, se apaixonar, brigar com a família toda. Nada é o que parece.

Aline Dias é escritora e jornalista. Publicou oito livros em diversos gêneros, participou de coletâneas, publicou em periódicos e foi vencedora do I prêmio UFES de Literatura, em 2010.
Nascida em Cachoeiro do Itapemirim, passou a infância em Iúna e seguiu para Vitória, onde fez Ensino Médio e se graduou em Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
Trabalhou como repórter para veículos de imprensa como A Tribuna, Folha Vitória, TV Assembleia e Veja. Coordenou a comunicação da Secult/ES entre 2019 e 2023.
Lançou os livros: “Vermelho” (novela – 2012), “Além das pernas”, (contos – 2015), “A única coisa que fere é manhã pós-amor” (prosa poética-2017), “Sem a Loucura não dá” (organização, contos -2017), “E se o mundo descostura?” (Infantil – 2023), “Suja” (poesia-2024), Bagunça, (romance – 2025) e O Roubo do Sol (infantil – 2025). Todos pela Editora Maré.
Apresenta o programa Marca Texto, que fala sobre literatura na Espírito Santo FM toda terça-feira às 20h.

Poemas para depois que o fim do mundo passar
É um mergulho nas experiências de isolamento e solidão vividas durante a pandemia, mas não se encerra na melancolia. Entre os versos, há também amor, erotismo e tudo aquilo que pulsa nos corpos e na existência. Poemas para depois que o Fim do Mundo Passar é uma obra que transforma memórias e emoções em poesia, convidando o leitor a refletir sobre os tempos vividos e os futuros.

Ingrid Carrafa é escritora, atriz e nas horas vagas quando não está tomada pela rotina de mãe solo e vendedora, se dedica à poesia e aos poemas. É autora dos livros “Entre rosas e abismos” (poesia – editora Penalux, 2015), “Não joguem pedras na Geni” (poesia – independente, 2016), “E quando borboletas carnívoras dançam no estômago” (poesia – editora Maré, 2021) e o mais recente “Poemas para depois que o fim do mundo passar” (poesia – editora Primata, 2025).

Cardápio
Traz 19 textos que se entrelaçam por meio do olhar da mulher contemporânea sobre a vida e o cotidiano, com foco em suas relações afetivas, a vida familiar, a amizade e os desenlaces amorosos.

Sara Lovatti é graduada em Letras – Português/Espanhol pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Sara Lovatti possui Mestrado em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), onde, atualmente, é doutoranda. A autora pesquisa a poesia de mulheres latino-americanas a partir de uma perspectiva decolonial. Além disso, é professora de espanhol no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), vinculada à Coordenadoria do Proeja – Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos. Sara Lovatti é autora de três livros: “Desconverso” (CachoeiroCult, 2016), Estilhaço” (Pedregulho, 2021) e “Cardápio” (Cousa, 2025).

Serviço:
Bate-papo com as escritoras Aline Dias, Ingrid Carrafa e Sara Lovatti
Quinta-feira (24), 14h
Biblioteca Municipal Major Fraguinha – Praça Frei Pedro Palácios, s/n, Prainha (no prédio onde funcionava a Câmara de Vereadores), Vila Velha
Gratuito

Fonte : Prefeitura de Vila Velha