Esclarecimento sobre a Atualização do IPTU 2025 em Vila Velha

Esclarecimento sobre a Atualização do IPTU 2025 em Vila Velha

Para esclarecer dúvidas dos contribuintes de Vila Velha, a Prefeitura informa que a atualização monetária do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) em 2025 não representa um aumento de tributo. Assim como ocorre em todos os municípios do país, o IPTU em Vila Velha é reajustado anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para medir a inflação oficial do Brasil.

O IPCA-E é divulgado em dezembro de cada ano, refletindo a inflação acumulada nos últimos 12 meses. Em 2025, o reajuste do IPTU em Vila Velha, assim como nos demais municípios brasileiros, foi de 4,71% em relação ao valor cobrado no ano anterior. O imposto acompanha a variação dos preços da economia e incide sobre imóveis urbanos e áreas de expansão urbana.

Impacto da Atualização no Cálculo do IPTU

Como o IPTU tem sua base de cálculo atrelada à variação do IPCA-E, as receitas municipais também precisam acompanhar essa atualização para garantir investimentos, equilíbrio fiscal e custeio dos serviços públicos.

Nos bairros mais valorizados de Vila Velha, como Praia da Costa, Itapuã, Itaparica e Centro, o valor venal do IPTU é mais elevado, refletindo a valorização imobiliária e a infraestrutura urbana. Vila Velha apresenta a segunda maior valorização imobiliária do Brasil, o que também impacta no cálculo do imposto.

Recadastramento Imobiliário

Com o recadastramento imobiliário realizado em Vila Velha, foram atualizadas informações sobre características e metragem dos imóveis, o que resultou em ajustes no valor do IPTU para algumas propriedades.

“Essa iniciativa permitiu corrigir divergências entre os dados cadastrais e as características reais dos imóveis, considerando ampliações e reformas”, explica Adinalva Prates, secretária de Finanças de Vila Velha.

Os contribuintes que discordarem do valor do IPTU podem recorrer à Receita Municipal por meio de processo administrativo, apresentando a documentação necessária e comprovando eventuais divergências.

Isenção do IPTU

A isenção do IPTU em Vila Velha é prevista pela Lei 3.375/1997 e beneficia:

  • Aposentados e pensionistas;
  • Ex-combatentes;
  • Beneficiários de reforma por acidente de serviço;
  • Famílias com renda mensal de até três salários mínimos.

Para obter a isenção, o beneficiário deve ser proprietário de apenas um imóvel no município.

Destinação dos Recursos Arrecadados

“A arrecadação do IPTU é fundamental para a manutenção e expansão dos serviços públicos oferecidos à população. Os recursos são aplicados em infraestrutura, saúde, educação e limpeza urbana, garantindo melhorias e novas obras na cidade”, destaca a secretária de Finanças.

Entrega dos Carnês e Pagamento

A entrega dos carnês do IPTU 2025 será concluída até o dia 1º de abril. Os contribuintes que optarem pelo pagamento em cota única até 10 de abril terão um desconto de 8%. O pagamento também pode ser parcelado em até seis vezes, sem desconto.

Cronograma de Pagamento do IPTU 2025:

  • 1ª parcela e cota única: 10/04
  • 2ª parcela: 12/05
  • 3ª parcela: 10/06
  • 4ª parcela: 10/07
  • 5ª parcela: 11/08