Equipe de Vila Velha amplia ações de combate à sífilis em missão no Paraguai

Equipe de Vila Velha amplia ações de combate à sífilis em missão no Paraguai

Servidores da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha estão em Assunção, no Paraguai, realizando visitas técnicas às principais Regiões Sanitárias do país. A missão, que acontece nessa segunda (1°) e terça-feira (2), tem como objetivo fortalecer a cooperação bilateral na área de vigilância e atenção à sífilis e a transmissão vertical da sífilis congênita congênita com foco em sua eliminação.

Durante a missão, os servidores participam de reuniões para discutir os desafios atuais da saúde pública, além de visitas a unidades de saúde e hospitais, para observarem os fluxos de atendimento e o manejo de casos relacionados a sífilis.

Em junho, uma delegação paraguaia esteve em Vila Velha, que foi escolhida por perfil demográfico semelhante ao de Assunção, sendo a única cidade do Brasil a participar do projeto “Colaboração Brasil-Paraguai para o tratamento da sífilis congênita”.

A secretária de Saúde de Vila Velha, Cátia Lisboa, destaca que essa cooperação permite aprimorar estratégias no combate à sífilis e outras infecções, garantindo melhor acesso à população.

Ações estratégicas

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha intensifica ações contra a sífilis, com foco especial em gestantes. São realizadas campanhas educativas durante o ano, capacitação constante das equipes de saúde e oferta de testes rápidos gratuitos e confidenciais no Centro de Testagem de IST/HIV e nas UBS. No pré-natal, todas as grávidas têm acesso ao teste rápido para diagnóstico e tratamento precoce da doença, garantindo proteção para mães e bebês.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha