100 dias: Vila Velha apresenta ótimos resultados com obras que irão melhorar diversos setores da cidade

100 dias: Vila Velha apresenta ótimos resultados com obras que irão melhorar diversos setores da cidade

A retomada de todas as frentes de serviço que agregam qualidade à vida do munícipe canela-verde foi o ponto de partida que norteou os 100 dias de gestão da Secretaria de Obras de Vila Velha.

Após análise e aprovação de mais de 60 contratos distribuídos entre as áreas de educação, saúde, esporte, lazer, cultura, turismo, infraestrutura viária e manutenção, somadas a novas ordens de serviço prontas para serem assinadas, a Prefeitura de Vila Velha organizou e pôde anunciar quase R$ 200 milhões em investimentos para o primeiro ano da administração.

Somente em Educação, estão em andamento 9 obras de construção de novas unidades municipais de ensino infantil e de mais 5 unidades municipais de ensino fundamental. E entre reforma e ampliação, a Secretaria de Obras totaliza dez contratos em andamento, permitindo aos alunos o acesso a novas quadras, parquinhos, espaços com acessibilidade e mais segurança.

Na Saúde, estão somados 5 grandes investimentos, entre eles as construções das unidades da Saúde da Família nos bairros Divino Espírito Santo, São Torquato e Ataíde.

Seguem a todo vapor as obras contratadas de urbanização de diversas ruas nos bairros Barramares, Ulisses Guimarães, Praia dos Recifes, Balneário Ponta da Fruta, Ponta Da Fruta, Praia De Itaparica, Cidade Da Barra e Barra do Jucu; bem como as drenagens e pavimentações em novos projetos nas ruas Jair Araújo (Paul), Independência (Rio Marinho), Santa Maria (Santa Rita), Humberto Serrano e Belo Horizonte (Itapuã). E ainda a melhoria da escadaria de acesso ao bairro Industrial e escadaria da rua Independência.

Lazer

O bairro Cobilândia vai receber uma nova praça, sonho antigo da comunidade. A Praça Deus Pai terá quase 5 mil m² de área urbanizada, com paisagismo e parquinho e soma um investimento de R$ 1,5 milhão, que favorecerá também a mão de obra local, uma vez que ficou acordado com a empresa a contratação de trabalhadores de Vila Velha, em especial da região da grande Cobilândia. Nova América também terá a reforma de uma grande praça, investimento que será anunciado nos próximos dias.

Entram em fase de conclusão as obras de reforma do Parque do Cocal e estão na programação da manutenção preventiva e corretiva as praças de lazer e esportivas de Vila Velha, as Praças de Itapuã, Vila Nova e Planalto. Vale ressaltar o resgate da tradição da arquitetura urbanística, com a recomposição permanente dos pavimentos com pedra portuguesa na Praça Duque de Caxias e calçadão da orla.

Em 100 dias, foram instalados mais de 30 bancos de praça, móvel de madeira com base pré-concretada, para evitar furtos dos mesmos durante o período de secagem da instalação. O cronograma prevê a instalação de mais de 100 unidades, em diversos equipamentos públicos da cidade.

Turismo

O resgate histórico tem seu valor no orgulho de ser Vila Velha e apresentar a visitantes e moradores a reestruturação dos imóveis de valor turístico e sentimental do município. É o caso das obras de restauro e reforma da Estação Leopoldina, equipamento que será utilizado pela Educação, e também do Museu Homero Massena e da Casa de Memória.

Carro Sugador

O serviço de limpeza de redes e galerias de água pluvial e de esgoto, poços de visita, caixas-ralo, caixas de passagem, caixas de contenção, bocas de lobo, filtros e correlatos ramais, incluindo transporte e descarga, coletou mais de 1.500 toneladas mensais de material. As equipes de limpeza da microdrenagem da Secretaria de Obras realizam o trabalho nas ruas para minimizar os transtornos em pontos de alagamento e a limpeza de fossas, em bairros que ainda não possuem sistema de esgotamento sanitário.

Tapa Buracos

A operação tapa buracos contabilizou mais de 7.6 mil m² de área com buracos, cerca de 3 mil m² em espaços de remendos e 315 toneladas em recuperação de vias. Isso totaliza no trimestre a utilização de 548 toneladas de carregamento de revestimento asfáltico CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente).

Reprodução Prefeitura Municipal de Vila Velha

Foto: Prefeitura Municipal de Vila Velha