​Educadores marcam presença no Fórum Metropolitano de Educação Especial em Vila Velha

​Educadores marcam presença no Fórum Metropolitano de Educação Especial em Vila Velha

Na última sexta-feira (21), Vila Velha sediou o VIII Fórum de Pesquisa e Políticas Públicas em Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar da Região Metropolitana do Espírito Santo. O município foi representado por 30 profissionais de educação da área e contou com a presença de todas as cidades da Grande Vitória.

O fórum teve o objetivo de proporcionar um momento de interlocução entre gestores, professores e pesquisadores, mobilizando a produção de conhecimentos acadêmicos que contribuem com as práticas inclusivas dentro das escolas municipais.

A subsecretária pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Jocilene Gadioli, falou sobre a alegria e a honra de Vila Velha em sediar o evento: “É com muita alegria e honra que estamos recebendo diversos municípios para discutir uma pauta de extrema relevância na educação. Faz parte da luta por uma sociedade mais justa e por uma escola inclusiva. Nosso município é uma referência hoje, atendendo cerca de 3 mil alunos público-alvo da Educação Especial”, explicou.

A palestrante da programação, professora Dra. Mariangela Lima de Almeida, da Universidade Federal do Espirito Santo, abordou o tema “A construção colaborativa entre gestores de Educação Especial e pesquisadores da Universidade”. A professora Mariangela foi a primeira coordenadora de Educação Especial em Vila Velha e relembrou a história do núcleo.

“Esse fórum nasceu com a intenção de unir essa relação entre universidade e rede de ensino, além de promover o diálogo entre as pesquisas e políticas públicas, pensando sempre que as pesquisas cientificas podem subsidiar as políticas públicas. O primeiro Fórum foi em 2008 e, a partir disso, ele esteve acontecendo bianualmente em vários municípios da região metropolitana. Nesta oitava edição, o fórum está retornando para Vila Velha”, relatou.

Fonte: PMVV