Educação promove debate sobre ações antirracistas no ambiente escolar

Educação promove debate sobre ações antirracistas no ambiente escolar

Nesta sexta-feira (12), a Secretaria de Educação da Prefeitura de Vila Velha realiza o último encontro do ciclo de formações voltado a professores e pedagogos da Educação Infantil, com a temática das Relações Étnico-Raciais. A expectativa é reunir 110 pedagogos para aprofundar as reflexões sobre o papel da escola no enfrentamento ao racismo, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, no auditório do Conselho Municipal de Educação, na Prainha.

Desde agosto, a iniciativa com o título “Docência Antirracista” mobilizou mais de 560 educadores. Conduzida pela Coordenação de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas (Ceafri), a formação tem destacado a importância de práticas concretas para o dia a dia da Educação Infantil. Um dos caminhos sugeridos foi o trabalho com literaturas africanas e afro-brasileiras. Obras que tratam de ancestralidade, valores civilizatórios negro-afrodiaspóricos e representações positivas têm sido apresentadas como ferramentas para fortalecer identidades e combater o racismo desde a infância.

Educadores da rede municipal participaram das atividades formativas durante os dias 13, 15 e 18 de agosto e 1º, 3 e 5 de setembro, conduzidas pela coordenadora Flávia Dubbernstein e pelos formadores Onildo Moraes, Nádia Juliana Rodrigues Serafim e Edilene Machado dos Santos.

Para a coordenadora do Ceafri, Flávia Dubbernstein, o objetivo da formação é trazer à tona a discussão do racismo, que está presente de forma estrutural na sociedade brasileira e que também atravessa as instituições de ensino.

“Como espaço de socialização e construção de saberes, a escola pode ser um ambiente de transformação capaz de promover práticas pedagógicas que valorizem as identidades e assegurem o direito de todas as crianças de se reconhecerem positivamente em suas histórias”, aponta.

“A atuação da equipe do Ceafri tem sido fundamental nesse processo, não apenas pela sólida formação técnica na área, mas também pela sensibilidade em construir um espaço de diálogo e escuta com os profissionais da Educação Infantil”, reforça a gerente de ensino, Yolanda Pinto dos Santos.

Com esse percurso, Vila Velha reafirma o compromisso de sua rede de ensino em garantir que cada criança cresça em um ambiente em que sua identidade seja respeitada, reconhecida e celebrada.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha