Educação: Maneira alternativa de ensinar alunos em escola municipal pode vir de Podcast
Com o ensino remoto devido à pandemia, professores se adaptaram e pensaram em formas diferentes de ensinar os alunos. Esse foi o caso do bibliotecário escolar Everton Camillo, da UMEF Senador João de Medeiros Calmon, que resolveu criar o podcast “Biblio do Calmon” em abril deste ano.
Falando sobre o universo da informação, leitura, livros e bibliotecas, o podcast busca popularizar temas como a biblioteconomia e ciência da informação para alunos, pais e servidores. Com menos de dois meses de criação, os episódios já somam mais de 450 acessos e o “Biblio do Calmon” entrou na lista de recomendações da Federação Brasileira de Associações de Bibliotecários, Cientistas de Informação e Instituições (FEBAB).
Os episódios são semanais e disponibilizados nas sextas-feiras, às 8 horas da manhã. São publicados na plataforma de ensino virtual “Google Sala de Aula” de todas as turmas da unidade municipal de ensino, onde os pais e alunos comentam sobre o conteúdo discutido. Além disso, o podcast também está disponível em outras plataformas para qualquer interessado.
No episódio de estreia do “Biblio do Calmon” foi explicado o que é o livro, seus diferentes formatos e um breve histórico sobre o surgimento e evolução ao longo dos séculos. E o concurso literário “Entre Versos e Rimas” da Secretaria Municipal de Educação também virou tema de um dos episódios.
Everton Camillo, idealizador do podcast, comentou sobre a necessidade dos profissionais da educação apostarem em formas alternativas e tecnológicas: “É importante a busca por esses recursos tecnológicos, porque é uma visão inovadora para o ensino. Se a gente pensa numa aprendizagem que tem inovação, planejamento e que conecte o aluno com o futuro, acredito que precisamos nos valer desses métodos novos para mediar a informação e passar os conteúdos”, opinou.
Reprodução: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.