Educação irá lançar e-book de boas práticas pedagógicas durante pandemia

Educação irá lançar e-book de boas práticas pedagógicas durante pandemia

A Secretaria Municipal de Educação vai lançar, na próxima terça-feira (2), um e-book de boas práticas pedagógicas que foram implementadas com sucesso em 2021, durante a pandemia. O lançamento acontece no Auditório do Titanic, no Centro de Vila Velha, às 18h30, em um evento gratuito e aberto ao público.

Intitulado “Relatos de experiências das Escolas Municipais na Educação Básica de Vila Velha: diálogos em rede sobre as práticas pedagógicas”, o e-book reúne 102 projetos executados por bibliotecários, professores, coordenadores e diretores. O intuito é socializar as experiências exitosas entre outros profissionais e servir de apoio e inspiração para futuros projetos, além de valorizar o esforço dos educadores que buscaram diferentes soluções em um contexto inédito.

Segundo a subsecretária pedagógica Jocilene Gadioli, práticas inovadoras foram essenciais para que o aprendizado não se limitasse à sala de aula e pudesse ocorrer em qualquer lugar, inclusive num momento de isolamento social: “Muitas práticas pedagógicas e metodologias ativas foram geradas para que conseguíssemos manter o fluxo de aprendizagem, o vínculo com o aluno e potencializar o processo de ensino e a relação entre a família e escola. Projetos inovadores incentivam a participação e oferecem autonomia e o protagonismo necessário para a educação completa do aluno”, explicou.

Todos os profissionais da rede municipal de ensino foram convidados a inscrever seus projetos que tiveram bons resultados entre alunos e foram desenvolvidos no contexto da pandemia. Os participantes enviaram por escrito as ações, atividades e resultados colhidos e o projeto foi avaliado para ser contemplado no e-book.

A professora de alfabetização Elisângela Carcabrini é uma das que escreveu seu projeto para o e-book. Ela, no ano passado, ensinou português e matemática para os alunos usando o pop-it: “Eu me inscrevi para apresentar para outros profissionais a minha prática e mostrar que podemos utilizar outros tipos de recursos em sala de aula. Não precisa ser o quadro e o livro didático só. Podemos pensar em recursos mais atrativos para eles, inclusive os brinquedos que eles gostam. Com o lançamento do e-book, todos que quiserem podem ter acesso a essas boas práticas. O que é bom tem que ser compartilhado, não pode ser guardado”, compartilhou a professora.

 

Fonte: PMVV