Educação de Jovens e Adultos terão novos projetos voltados para a área

Educação de Jovens e Adultos terão novos projetos voltados para a área

Novos projetos serão realizados nas 19 unidades municipais de ensino que fornecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria Municipal de Educação apresentou as próximas ações, nesta última segunda-feira (16), para os diretores das escolas.

Esta é uma iniciativa que visa promover mais oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal para o público da EJA. São cinco projetos, que serão implementados com parcerias externas, como a Universidade Vila Velha (UVV), Sistema Nacional de Emprego (SINE), Setor de Atendimento Educacional Disciplinar (SAED), Junta Militar e Sebrae. Para a subsecretária Pedagógica, Jocilene Gadioli, essas parcerias contribuem no avanço da educação desse público: “Nosso projeto pedagógico de Educação de Jovens e Adultos vem para formar nossos alunos para a vida. Além de uma boa escolarização, qualificação e orientação para o trabalho e para a vida. Por isso, a importância de estabelecer parceiros no território, que possam contribuir para o desenvolvimento dos nossos alunos”, explicou.

Em conjunto com a UVV, algumas unidades de ensino irão fornecer o projeto de ginástica funcional e laboral, para contribuir com a qualidade de vida dos alunos e professores da EJA. Os exercícios serão feitos para atender as necessidades dos participantes, adaptados à realidade de cada um.

Em parceria com o Sebrae, o projeto de Educação Empreendedora visa desenvolver competências integradas à construção de projetos de vida. Para isso, o Sebrae vai oferecer, do dia 14 de setembro ao dia 27 de outubro a “EJA do Futuro”, um conjunto de 6 palestras que irão abordar desde marketing pessoal, empreendedorismo, gestão de tempo, produtividade até competências individuais.

Com o Setor de Atendimento Educacional Disciplinar (SAED) e a Junta Militar, serão realizadas palestras nas unidades municipais. Com o SAED, os temas serão sobre comportamento, atitudes e imagem, no intuito do aluno se adequar as atuais exigências do mercado de trabalho. Já com a Junta Militar, as conversas serão a respeito de alistamento militar, reserva e explicação de casos específicos que podem ocorrer.

Além disso, foi apresentado também sobre o Qualificar ES, do Governo do Estado. Esse programa busca maximizar a oferta de mão de obra qualificada em diversas áreas. Sendo assim, o objetivo é promover a qualificação do profissional num curto espaço de tempo. Serão diversos cursos presenciais nas áreas de comunicação, informação, saúde, ambiente e produção alimentícia. O Qualificar é aberto para os alunos acima de 15 anos e também para a comunidade.

Segundo a coordenadora da EJA, Fabiana Valentina Nápoli, os diretores ficaram empolgados com os projetos: “Nossos diretores foram muito receptivos e ficaram entusiasmados com os projetos. Isso é muito importante, porque essa implementação depende da contribuição deles também, que são peças fundamentais dentro das escolas”, afirmou.

Reprodução: PMVV