Documentário sobre Homero Massena é projetado para estudantes em sessão especial

Um dos principais nomes da história das artes plásticas no Espírito Santo foi celebrado com exibição de documentário e presença de estudantes da rede municipal de Vila Velha, em sessão realizada no Cineteatro das Artes, no Shopping da Terra. A atividade, realizada na sexta-feira (21), fez parte das ações em homenagem aos 140 anos de nascimento de Homero Massena, artista que dá nome ao museu localizado na Prainha.
Durante a programação, foi exibido o curta-documentário Homero – Mestre da Luz, com duração de 26 minutos, produzido em 2025. O filme apresentou aspectos da trajetória do artista, sua relação com a paisagem capixaba e o impacto de sua obra no imaginário cultural do Espírito Santo.
A iniciativa buscou aproximar os estudantes da obra de Massena e ampliar o acesso ao acervo do museu que leva seu nome. “A proposta é trazer os estudantes da rede municipal para conhecer melhor o museu, principalmente os que não têm a oportunidade de estar frequentando o espaço. E assim, levar até a própria família a visitar o local”, explicou a museóloga e coordenadora do Museu Atelier Homero Massena, Flávia Fernandes Torres.
A atividade gerou reações diversas entre os alunos da Umef Irmã Feliciana, localizada no bairro Ilha dos Ayres, como Ana Carolina Santiago, do 8º ano: “O quadro é bem real, as cores do céu são bem parecidas, bem realistas. O museu parece ser muito bonito. Saber que no Estado tem um artista tão grandioso, que até hoje é lembrado, é incrível”.
Para Daniel Henrique da Silva Rodrigues, a experiência foi marcante: “Achei bem importante o museu, bem inspirador, porque ele foi um grande artista que todo mundo ama e sempre vai lembrar dele. Isso foi uma lembrança que eu vou guardar para sempre”.
A estudante Paola Magalhães Conceição já conhecia o artista e reforçou a importância da atividade para ampliar esse contato: “Já fui ao museu, já vi muitas pinturas dele. Mas vim aqui ver sobre a história dele. Ver quem ele foi, quem ele representou, quem ele marcou. Foi muito gratificante”.
O professor Francisco Ramos destacou o papel da escola em estimular esse tipo de vivência cultural. “Para a gente é uma grande satisfação ver um artista que representa o Espírito Santo de uma forma tão grandiosa. Arte é vida. E trazer os alunos aqui para ver a obra de Homero é inspirar novas gerações”.
A sessão ocorreu no Cineteatro das Artes, espaço recentemente reformado com recursos da Lei Paulo Gustavo, e que tem sido utilizado para eventos de formação e fruição cultural.
“Estamos abertos para ações e parcerias que possam fortalecer a cultura no nosso estado e município. Fortalecendo a cultura, nossos jovens terão uma formação de qualidade”, afirmou a diretora do Cineteatro, Adalgiza Rosa.
A atividade é uma parceria entre as secretárias municipais de Cultura e Educação.
Fonte : Prefeitura de Vila Velha

Moderação e Revisão de Conteúdo Geral. Cadastre-se gratuitamente e receba notícias diretamente em seu celular. Clique Aqui