Diretoria da antiga Codesa visita áreas de Vila Velha para realizar novos empreendimentos

Diretoria da antiga Codesa visita áreas de Vila Velha para realizar novos empreendimentos

Na manhã desta sexta-feira (24), o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti, e o diretor comercial da Vports (antiga Codesa), Pedro Benevides, visitaram áreas situadas no Polo Industrial de Novo México e no entorno da Rodovia Darly Santos, para avaliarem a possibilidade de a região abrigar novos empreendimentos do setor de logística.

O objetivo desta parceria – além de alavancar a arrecadação de ISS (Imposto Sobre Serviços) e geração de emprego e renda – é atrair, para a cidade, grandes empresas de armazenagem e distribuição de mercadorias, como máquinas, veículos, ferro gusa, malte, fertilizantes, rochas ornamentais e combustíveis, entre outros granéis sólidos e líquidos já operados pela Vports.

Antes da visita às referidas áreas – que foram doadas pelo Governo do Estado ao município, totalizando 311 mil metros quadrados –, o titular da secretaria, Everaldo Colodetti, e o diretor da Vports, Pedro Benevides, se reuniram com o subsecretário Contencioso da PMVV, Flávio Narciso Campos, e com os subsecretários Gabriel Nunes (de Empreendedorismo, Geração de Trabalho e Renda) e Luiz Eduardo Dalfior (de Projetos e Investimentos Estratégicos), para alinhar as ações burocráticas e jurídicas necessárias, visando incrementar a movimentação de cargas e as operações retroportuárias em Vila Velha.

Áreas estratégicas

“Estivemos reunidos na Vports, antes do carnaval, para uma primeira conversa. E hoje, enfim, realizamos esta visita. Queremos que a empresa conheça de perto os imóveis disponíveis na cidade, para incrementar suas atividades retroportuárias. E Vila Velha possui áreas situadas em locais estratégicos, que podem conectar toda a cadeia produtiva ligada aos portos e otimizar as operações logísticas. Esta é uma prioridade para o prefeito Arnaldinho Borgo, que busca aumentar a receita do município e a oferta de empregos na cidade, também por meio de incentivo ao setor portuário, que representa uma das principais atividades econômicas de Vila Velha. E quanto maior movimentação de cargas no município, maior a arrecadação tributária e maior o desenvolvimento”, avalia Everaldo Colodetti.

Novos investimentos

Para o diretor comercial da Vports, Pedro Benevides, a expectativa é muito positiva. “A Vports está vindo para somar, cada vez mais, com Vila Velha. Muitos novos investimentos estão sendo avaliados e discutidos, enquanto outros já estão em andamento. Mas esta parceria é bem-vinda e está sendo vista com bons olhos pela nossa diretoria, pois pode resultar na exploração do grande potencial que o município possui, para alavancar novos investimentos, sobretudo no setor de operações portuárias. Nossa meta é tornar Vila Velha um polo logístico de referência para todo o Brasil. E vamos seguir avançando nas discussões para que novos projetos sejam implementados na cidade”, assegurou Benevides.

Ao final da visita, ficou claro o potencial de exploração e de requalificação de áreas destinadas às operações portuárias em Vila Velha, para novos investimentos do setor de logística. “A secretaria nos apresentou um projeto bem interessante, que busca instituir em Lei a concessão de eventuais incentivos fiscais para trazer empreendimentos e mais investimentos para a cidade. Isso certamente será um atrativo importante, pois Vila Velha tem áreas exclusivas para destinação empresarial, se localizada na região central do Espírito Santo e da Região Sudeste, e possui estrutura compatível com as necessidades dos modais de transporte do setor portuário. Isso representa uma excelente oportunidade para que a iniciativa privada e o Poder Público somem esforços para estimular o desenvolvimento do município e do próprio Estado”, disse o Diretor Comercial da Vports, Pedro Benevides.

Fonte : PMVV