Dia Mundial da Limpeza: começam as atividades em Vila Velha
No próximo sábado, dia 17 de setembro, acontecerá o World Clean Up Day 2022, ou Dia Mundial da Limpeza. O evento mundial conta com a participação de 191 países, mobilizando milhões de voluntários para que sejam realizadas 24 horas de limpeza no planeta, com ações exercidas de forma integrada entre sociedade civil, setor privado e órgãos do governo.
As ações possuem cunho educativo ambiental e têm por objetivo sensibilizar, conscientizar e incentivar a mudança de valores e hábitos na escola, em casa e na comunidade, no que tange à importância dos cuidados com o meio ambiente.
Nesse intuito, a Prefeitura de Vila Velha, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e de Educação, realizará dois mutirões de limpeza com as escolas do município, em alusão ao Dia Mundial da Limpeza.
Na tarde desta quinta-feira (15), o mutirão de limpeza contará com os alunos da UMEF Dante Michelini, que estarão recolhendo material descartado no Parque Natural Municipal Morro da Manteigueira, localizado na Glória. Já na sexta-feira (16), a ação de limpeza será realizada na Lagoa Encantada, com início previsto para às 8 horas, e contará com os alunos da UMEF Paulo Mares Guia.
A coordenadora de Educação Ambiental, Tainá Guimarães, explicou que o Dia Mundial da Limpeza não se trata apenas de mutirões de limpezas nas áreas naturais: “A ação tem como objetivo conectar e mobilizar os alunos com ações sustentáveis, que incentivam a conscientização ambiental e a conservação da natureza através da coleta e destinação ambientalmente correta dos resíduos sólidos urbanos”, contou.
“Dessa forma, buscamos criar nos alunos o sentimento de pertencimento para com o meio em que está inserido, sendo assim um agente protagonista, uma vez que a sua ação em âmbito local está em consonância com um movimento global de pessoas que compartilham a visão de um mundo livre de resíduos”, completou Tainá Guimarães.
Para o coordenador de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Daniel Gosser Motta, as ações buscarão sensibilizar os educandos sobre a importância das nossas atitudes na saúde do meio ambiente.
“A importância dessas ações está vinculada aos seus objetivos de mostrar o lado humano das questões ambientais, capacitar os alunos e alunas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável e promover mudanças de hábitos em relação ao descarte incorreto dos resíduos sólidos” finalizou.
Fonte: Folha de Vila Velha
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.