​Desassoreamento do Canal Guaranhuns para agilizar escoamento das águas da chuva

​Desassoreamento do Canal Guaranhuns para agilizar escoamento das águas da chuva

Em continuidade às ações preventivas do município para minimizar os efeitos das chuvas e agilizar o escoamento das águas, a Prefeitura de Vila Velha começou, na terça-feira (30), o serviço de desassoreamento do trecho final do Canal Guaranhuns. O trabalho, que deve durar uma semana, será realizado no trecho, com pouco mais de 600 metros, que começa na Fundação Bradesco e vai até a Estação de Bombeamento de Águas Pluviais (Ebap) Guaranhuns. Medida que visa garantir o fluxo contínuo das águas da chuva das redes de drenagem até a maré.

De acordo com a secretária municipal de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante, três máquinas escavadeiras estão fazendo o serviço no local. A intervenção da prefeitura compreende a remoção de areia, lodo, restos de espécies vegetais ou outros detritos que, além de diminuírem a profundidade do canal, também atrapalham o escoamento das águas até a estação de bombeamento.

Menara ressaltou também que o Canal Guaranhuns é um dos três principais canais de Vila Velha que estão com obras de macrodrenagem do Governo do Estado, que inclui ainda o Marinho e o Aribiri. Dessa forma, na parte do Canal Guaranhuns que está passando por obras de impermeabilização envolvendo a macrodrenagem, a prefeitura fica impossibilitada de promover ações, como desassoreamento, explicou. 

A Ebap Guaranhuns possui sete bombas, com capacidade de vazão total de 6 mil litros de água por segundo, o que corresponde a 21,6 milhões de litros por hora.

Lixo

A secretária destacou ainda a importância de a população contribuir e colaborar com a limpeza pública, evitando descartar lixo e móveis em rios, canais e galerias. Somente das 21 horas de segunda-feira (29) até as 9 horas de terça-feira (30) foram retiradas 35 toneladas de lixo das sete estações de bombeamento.

“O lixo que chega acaba prejudicando o trabalho nas estações de bombeamento. No caso de móveis e pneus, por exemplo, um funcionário tem que ir até o poço retirar o material manualmente, Muitas vezes, tendo que interromper o bombeamento das águas durantes as chuvas, mesmo que por poucos minutos. Por isso, a população tem que descartar o lixo de forma correta”, afirmou.

Pular para o conteúdo