​Deficientes participam de peça teatral na Estação Cidadania

​Deficientes participam de peça teatral na Estação Cidadania

O Cine Teatro da Estação Cidadania, localizado no coração do bairro Ilha das Flores, foi palco na tarde desta quarta-feira (23), de um Work-in-progress, oficina de teatro para Pessoas com Deficiência Física. Patrocinado pelo Ministério do Turismo, Wilson Sons e ES Gás, viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura com o apoio da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social.

Alguns usuários do Centro de Convivência da Pessoa com Deficiência -CCPDC, participaram da peça: “1983, O ano que não terminou”, conta a história de uma investigação de um crime ocorrido em uma casa noturna. A dramaturgia, construída em processo colaborativo, é fruto da oficina de Teatro para Pessoas com Deficiência Física e da interação com os atores-assistentes da Cia Poéticas da Cena Contemporânea. No palco, as expectativas dos encontros, as loucuras e idiossincrasias de cada um, e os contextos reais e ficcionais hibridizados, como já é uma marca dos espetáculos com PCDs da Associação Sociedade Cultura e Arte – SOCA Brasil.

Durante a apresentação, o público com deficiência, contou com o serviço de áudio-descrição e tradução de libras, para não perder nenhum detalhe da peça teatral.

A diretora cênica, Rejane Arruda, conta como foi a experiência de trabalhar com os usuários do CCPDC. “Foram 20 alunos beneficiados pela oficina.  Chegamos neste resultado feito por um processo colaborativo. Os atores e alunos dão algumas ideias e a gente vai trabalhando também todo um processo de improvisação em jogos teatrais para que a gente possa   aos poucos fazendo uma dramaturgia. Importante frisar que este espetáculo está em processo. Foi   muito importante  o primeiro contato com o público”, finalizou a diretora.

Maria Conceição Souza da Silva, há nove anos usuária do CCPDC, estreou nos palcos pela primeira vez. “Foi uma maravilha, sou cadeirante, tenho73 anos e fiquei muito emocionada em participar da peça.  Gostaria que todas as pessoas sejam felizes da forma que for, não podemos nos entregar a tristeza”, disse.

A próxima apresentação, acontece no Parque Moscoso, Vitória, no próximo sábado (26), a partir das 16h.