Dança emociona público ao reviver histórias da estação ferroviária Pedro Nolasco

Dança emociona público ao reviver histórias da estação ferroviária Pedro Nolasco

Com o espetáculo “Rotas”, a Vix Cia de Dança está levando o público a vivenciar uma experiência que une dança e poesia para revisitar as memórias da primeira estação ferroviária do Espírito Santo, a estação Pedro Nolasco.

A companhia já fez uma apresentação no Campus Vila Velha do Ifes, localizado na avenida Ministro Salgado Filho, 1000, em Soteco,  no último dia 24 de junho, exclusiva para alunos e professores. A próximo apresentação, no mesmo local, acontecerá no dia 23 de agosto, às 11h, cuja sessão será aberta para toda a comunidade.

Viabilizado pela Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), pelo Fundo de Cultura de Vila Velha, pela Prefeitura de Vila Velha e pelo Governo Federal, o projeto busca descentralizar o acesso à arte, ocupando espaços não convencionais e aproximando a dança do cotidiano das pessoas. O espetáculo já passou por diversas escolas de Vila Velha, alcançando um público que muitas vezes não tem a oportunidade de frequentar teatros.

“Esse tipo de projeto é essencial para que a cultura esteja presente em todos os cantos do município, fortalecendo o sentimento de pertencimento e movimentando toda a cadeia cultural”, destaca o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior.

“Rotas” propõe um olhar sensível para encontros e despedidas, explorando a emoção de quem parte e de quem fica, com coreografia assinada por Luciano Coelho. As cenas se inspiram no vai e vem de pessoas pela estação Pedro Nolasco, em Cariacica, lugar que foi palco de chegadas, abraços, lágrimas e recomeços.

Fundada em 2018, a Vix Cia de Dança construiu uma trajetória marcada pela investigação de linguagens cênicas e por espetáculos que refletem o cotidiano e as nuances dos sentimentos humanos. Sob direção de Mauricio Silva, o grupo reúne artistas, acadêmicos e técnicos para criar montagens que dialogam com o público de forma direta, convidando todos a se reconhecerem nos gestos e nas histórias encenadas.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha