Crea-ES Realiza Vistoria Após Tragédia em Condomínio de Vila Velha: Vigilante Morre Eletrocutado ao Tentar Ligação de Bomba d’Água

Crea-ES Realiza Vistoria Após Tragédia em Condomínio de Vila Velha: Vigilante Morre Eletrocutado ao Tentar Ligação de Bomba d’Água

Hoje, segunda-feira (26), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES) iniciou uma investigação minuciosa em um condomínio localizado no bairro Itapoã, em Vila Velha, após a trágica morte de um vigilante de 34 anos. O incidente ocorreu no domingo (24), quando o homem foi eletrocutado ao tentar ligar uma bomba d’água nas dependências do condomínio.

A ação, ordenada pelo presidente do Conselho, Engenheiro Jorge Silva, tem o propósito de avaliar as condições do equipamento, verificar se a estrutura foi instalada conforme as normas vigentes, analisar a existência de registros técnicos, identificar o profissional responsável pela manutenção da máquina e avaliar Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) relacionadas ao dispositivo.

Em declaração à imprensa, Jorge Silva destacou que a intervenção do Crea-ES em situações como essa busca ter um caráter educativo, orientativo e, se necessário, punitivo. Ele salientou: “Nosso objetivo é apurar responsabilidades técnicas e orientar a população sobre a importância de um profissional habilitado para operar esses tipos de máquinas e equipamentos.”

Durante entrevista, um dos engenheiros encarregados da vistoria explicou que os serviços relacionados à engenharia envolvem equipamentos que, apesar de aparentemente simples, carregam consigo tensões elevadas, especialmente em locais úmidos, o que aumenta significativamente o risco de acidentes.

 

“São serviços ligados à engenharia. Às vezes as pessoas imaginam que é um equipamento simples, mas por trás dele, existem tensões que podem ser elevadas. Isso tem uma potencialização de risco quando se tem locais úmidos. Parece algo simples, mas a energia elétrica é algo invisível, então você nem sabe se está energizado ou não”, explicou o engenheiro.

 

Enquanto o Crea-ES conduz a análise técnica no local, a Delegacia Especializada de Acidentes de Trabalho (Deat) da Polícia Civil está investigando as circunstâncias da tragédia. Segundo nota divulgada pela polícia, a perícia da Polícia Científica foi acionada no domingo (24), por volta das 20h55, para investigar um acidente de trabalho com vítima fatal no bairro Itapoã, em Vila Velha. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento Médico Legal (DML) de Vitória, onde será necropsiado antes de ser liberado para os familiares.

A comunidade local aguarda ansiosamente por esclarecimentos sobre o incidente e medidas preventivas que possam evitar tragédias semelhantes no futuro.