CRAS: Faltas chegam a 44% nos agendamentos

CRAS: Faltas chegam a 44% nos agendamentos

Quando o cidadão agenda um serviço público e não comparece, ele acaba comprometendo o atendimento e agilidade de toda a população que necessita e não consegue marcar. A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Assistência Social, está preocupada com os altos índices de faltosos nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) do município.

Segundo dados da Assistência Social, somente em junho deste ano, no CRAS do Centro, dos 552 agendamentos, 156 pessoas faltaram, o que corresponde a 28%; já no CRAS de Jardim Asteca, o número de faltosos chegou a 21%; no CRAS de Alvorada, dos 349 agendamentos, 113 faltaram, o que corresponde a 32%. O CRAS de Morada da Barra é o campeão de faltas, chegando a 44%.

De acordo com a referência técnica dos CRAS, Joana Eleutério de Almeida, os agendamentos se referem a atendimento social e Cadastro Único; porém, o maior índice de faltas é em relação aos agendamentos de cadastro único.
A ausência dos munícipes nos horários agendados acarreta um aumento da demanda por horários, o que prejudica as pessoas que precisam atualizar com urgência para manutenção de algum benefício socioassistencial (Tarifa Social de Energia, Bolsa Família, Benefício de Prestação Continuada e outros).

Para tentar diminuir esse impacto, as equipes tem realizado encaixes nos horários vagos com as pessoas que chegam ao CRAS com demanda de Cadastro Único todos os dias. Porém, como existe uma lista de documentos necessários para o preenchimento do Cadastro Único, nem sempre o munícipe está de posse de todos eles e precisa agendar para voltar em outra data.

“Essa tem sido uma estratégia das equipes para otimizar os atendimentos, porém o ideal seria que todos comparecessem em seus horários agendados, com a documentação completa ou, em caso de desistência, desmarcassem com antecedência, para que outras pessoas pudessem ser atendidas e as agendas não ficassem tão extensas”, finalizou a referência técnica.

 

Reprodução: PMVV