Coronavírus: prefeitura de Vila Velha realiza ação de conscientização e ordem nas praias

Coronavírus: prefeitura de Vila Velha realiza ação de conscientização e ordem nas praias

Abordagens aos condutores de veículos, a quem estiver caminhando ou se exercitando no calçadão, e àqueles que estiverem praticando atividade física coletiva na areia. Na manhã desta terça-feira (30), a Prefeitura de Vila Velha intensificou as ações de conscientização e ordenamento do uso da praia durante o período de quarentena, concentrando esforços para evitar aglomeração.

Essa é mais uma medida que se soma ao trabalho intenso realizado em toda a cidade desde terça-feira (16), quando o município passou à categoria de Risco Alto, antes ainda do decreto de quarentena do Governo do Estado. Nestes 14 dias, somaram-se mais de 800 agentes públicos envolvidos nas ações de fiscalização e conscientização, entre os quais fiscais do município, guardas municipais, policiais militares, bombeiros e guarda-vidas. Cerca de 180 estabelecimentos receberam notificação, por descumprimento do decreto.

Com a nova iniciativa, o objetivo é alcançar ainda mais pessoas e conscientizar sobre a necessidade de, neste período determinado, cumprir com as regras de distanciamento social mais duras para baixar os índices de infecção por Covid-19 e, consequentemente, reduzir os impactos sobre o sistema de saúde estadual.

O secretário de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Ribeiro, salienta que a maior parte da sociedade canela-verde tem cumprido as determinações e contribuído para a diminuição do índice de mobilidade e aponta que todas as ferramentas administrativas do município estão voltadas para este objetivo.

“Estamos lançando mão de uma estratégia coordenada e aplicada de forma integrada, fiscais, segurança pública municipal e estadual, para darmos este direcionamento na cidade. E o fazemos de forma a orientar a cada um, pois sabemos que a fiscalização precisa estar nas ruas, como temos feito, mas somente com o comprometimento e corresponsabilidade da população conseguiremos alcançar êxito nesses dias difíceis”, comentou.

Barreira sanitária

Estratégia de orientar e alertar condutores e passageiros de veículos, que acessam a cidade por diversos locais ou transitam nas vias com maior fluxo, sobre as corretas medidas sanitárias e de distanciamento social. Defesa Civil e Grupamento de Trânsito da Guarda Municipal coordenam o trabalho, com apoio da Vigilância Sanitária, que faz aferição de temperatura, distribuição de máscaras e álcool em gel.

Força-tarefa

A união de vários entes para percorrer as cinco regiões da cidade fiscalizando a conduta de comércio e todo tipo de atividade, para fazer cumprir as regras do decreto de quarentena. Atuam nos três períodos, matutino, vespertino e noturno, durante a semana. Nos fins de semana, por meio da Comissão Interna de Fiscalização Integrada Municipal (Coifim), atuam durante a madrugada, evitando a ocorrência de eventos e festas clandestinas. Integram fiscais municipais, guardas municipais, policiais militares e bombeiros.

Praia

Um grupo de servidores da Secretaria, com apoio da Coordenação de Salvamar, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, percorre a orla para evitar a prática de atividade física coletiva. O trabalho de orientação é diário, solicitando aos cidadãos que retirem redes ou traves e encerrem as atividades, informando que a atividade está proibida pelo decreto estadual que instaurou o período de quarentena.

Fiscais da Posturas e Vigilância Sanitária também fazem o mapeamento para coibir a venda de bebidas e alimentos por ambulantes e quiosques.

Reprodução PMVV