Contrato: Vila Velha terá destinação correta para lixo eletroeletrônico
A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Serviços Urbanos, firmou acordo de cooperação técnica com a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (ABREE), para o descarte de eletroeletrônicos gerados na cidade e dar a eles uma destinação adequada, conforme o art. 22 da Lei Federal nº 13.019/2014.
Para o secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira, mais um ponto de descarte correto mostra que Vila Velha está cada vez mais preocupada com a destinação de resíduo, provocando a população a participar desse momento ecologicamente correto.
“A partir da próxima segunda-feira, dia 28, os munícipes poderão descartar computadores, notebooks, teclados, caixas de som, condicionadores de ar, televisores, teclados, vídeo games, monitores, impressoras e eletros em geral. Já as pilhas, baterias e lâmpadas não serão recolhidos, pois fazem parte de outro projeto que será lançado posteriormente”, explicou o secretário de Serviços Urbanos, Anadelso Pereira.
A Prefeitura ficará responsável pelo armazenamento do lixo eletrônico, enquanto a Abree ficará responsável pela destinação final. A iniciativa contempla o Programa Nacional de Resíduos Sólidos que vem sendo desenvolvido no município, para tornar Vila Velha uma cidade mais limpa e ecologicamente correta.
Como descartar o eletroeletrônico?
Por agendamento: o munícipe deverá acionar a Ouvidoria Municipal pelo telefone 162. Esse agendamento deverá conter as seguintes informações: endereço do local onde se encontra o equipamento, tipo do equipamento a ser recolhido, dimensões aproximadas, entre outras. A ouvidoria agendará o dia e o horário para que o veículo da prefeitura efetue o recolhimento.
Por entrega voluntária: o munícipe leva até o ecoponto o resíduo eletroeletrônico. No local irá funcionar a base de concentração dos equipamentos recolhidos pelas equipes de coleta será no seguinte endereço: Avenida Carlos Lindenberg, n° 5.041 – Jardim Marilândia/Vila Velha – ES (antiga fábrica de manilhas da PMVV). O horário para o descarte será de segunda à sexta das 9h às 16h e nos sábados das 8h às 10h.
Degradação ambiental
Seja qual for o tipo de descarte inadequado ele irá prejudicar o meio ambiente, podendo causar problemas de saúde pública. No caso do lixo eletrônico, esse problema aumenta mais por serem compostos de substâncias tóxicas como: chumbo, mercúrio e berílio; e que demoram bastante tempo para se decompor naturalmente.
Em outras palavras, o descarte inadequado do lixo eletroeletrônico causa o acúmulo de substâncias que prejudicarão a natureza por séculos. Se cada um fizer sua fazer sua parte, poderemos contribuir para manter nosso município a cada dia mais limpo.
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.