Conpesca promove ação de conscientização para pescadores de Vila Velha

Conpesca promove ação de conscientização para pescadores de Vila Velha

Nesta terça-feira (6), a Secretaria de Agricultura e Pesca da Prefeitura de Vila Velha vai participar da reunião do Conselho Estadual da Pesca do Espírito Santo (Conpesca) na sede do Iema, às 15h. O objetivo será transmitir informações sobre a legislação e a necessidade de respeito ao defeso de algumas espécies. Já nos dias 08 e 09 de maio serão realizados mutirões de conscientização e fiscalização junto aos pescadores canelas-verdes.

A ação será realizada pelo Ibama, Iema e Polícia Militar Ambiental e visa ao combate da pesca ilegal, além de garantir a sustentabilidade dos recursos pesqueiros. Tudo para garantir o cumprimento do defeso de espécies, sob pena de apreensão de equipamentos de pesca e até prisão dos infratores, dentre outras orientações.

Para o subsecretário de Pesca de Vila Velha, Fábio Barcellos, as orientações chegam em boa hora e são fundamentais para que os pescadores do município estejam sempre dentro da lei.

“Consideramos fundamental que o trabalhador da pesca esteja atento e consciente quanto à legislação vigente. Muitas vezes falta informação, e esta será uma excelente oportunidade para todos”, afirma Fábio Barcellos.

Nesta quinta-feira (8), serão transmitidas orientações aos pescadores da Prainha, Ponta da Fruta e Barra do Jucu, onde acontece o encontro, às 18h. Na sexta-feira (9) será a vez dos profissionais da pesca da Praia de Itapuã e Praia do Ribeiro, na Colônia de Pesca Z2, às 16h.

Conpesca

O Conselho Estadual da Pesca do Espírito Santo é um órgão colegiado que tem como objetivo principal promover, coordenar, orientar, estimular e regular as atividades da pesca no Estado. Ele é criado por lei estadual e integra a estrutura do órgão oficial de pesca e aquicultura.

O conselho pode ser consultivo ou deliberativo, e seus membros incluem representantes do poder público estadual, das organizações dos agricultores familiares, das organizações da sociedade civil e das entidades parceiras.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha