Começa vacinação para público 30+ e grupos prioritários em Vila Velha
Com a autorização da Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo, a Prefeitura de Vila Velha inicia, nesta segunda-feira (20), a aplicação da segunda dose de reforço em pessoas com mais de 30 anos, imunocomprometidas e grupos prioritários a partir de 18 anos.
O município oferece a vacinação por livre demanda no Maanaim de Boa Vista, de 9h às 15h, para pessoas acima de 30 anos, imunocomprometidas e para os grupos prioritários, e por agendamento, com mais de 2 mil vagas, que vão ser abertas nesta segunda-feira (20) com o início às 15h, para o público 30+.
As pessoas que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos 4 meses podem procurar um dos pontos de vacinação para completar o esquema vacinal.
A mesma iniciativa é válida para o público prioritário com mais de 18 anos: pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação, forças de segurança e salvamento, forças armadas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários.
Documentação
Para que a vacinação aconteça, é necessário que o munícipe leve um documento com foto, CPF ou cartão do SUS. No caso do grupo prioritário, estes deverão apresentar uma cópia da documentação que comprove o vínculo trabalhista ou a condição de saúde, uma vez que a mesma poderá ficar retida no ponto de vacinação.
Uso de máscaras
Considerando uma possível sazonalidade da Covid-19 e a semelhança com outras doenças respiratórias, o uso de máscaras volta a ser recomendado, sobretudo em locais fechados e com grande concentração de pessoas. A vacina continua sendo a principal maneira de proteção e controle da Covid-19.
Quem pode se vacinar contra a Covid-19:
• Pessoas com mais de 6 anos de idade que não tomaram a primeira dose;
• Crianças que tomaram a primeira dose de Coronavac há 28 dias;
• Adolescentes que tomaram a primeira dose de Coronovac há 28 dias;
• Adultos que tomaram a primeira dose de Coronavac há 28 dias, ou Pfizer ou Astrazeneca há 56 dias;
• Adultos de 12 a 59 anos que precisam tomar a dose de reforço e tomaram a segunda dose há 4 meses;
• Idosos, acima de 60 anos, que tomaram a segunda dose há 3 meses.
• Pessoas imunossuprimidas, de 12 a 59 anos, que receberam a primeira, segunda dose, a dose adicional e o primeiro reforço há 4 meses, e precisam tomar a segunda dose de reforço;
• Pessoas imunossuprimidas, com mais de 60 anos, que receberam a primeira, segunda dose e a dose adicional há 3 meses, e precisam tomar a quarta dose de reforço;
• Pessoas com mais de 30 anos que tomaram a dose de reforço há pelo menos 4 meses e precisam tomar a segunda dose de reforço;
• Idosos com mais de 60 anos que tomaram a dose de reforço há pelo menos 3 meses e precisam tomar a segunda dose de reforço.
• Grupos prioritários, com mais de 18 anos, que tomaram a primeira dose de reforço há pelo menos 4 meses: pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, trabalhadores da educação, força de segurança e salvamento, forças armadas, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo e portuários.
Fonte: PMVV
Especialista em moderação e revisão de conteúdo para jornais do consórcio de notícias, garante a qualidade editorial e a precisão das publicações, mantendo padrões rigorosos de precisão e excelência informativa.