Com 66 anos, artista leva cor aos muros escolares e encanta moradores de Vila Velha

Com 66 anos, artista leva cor aos muros escolares e encanta moradores de Vila Velha

O projeto “Arte na Ilha”, idealizado por Maria da Conceição Athaydes Martins, está levando cores aos muros de escolas públicas na Ilha das Flores, em Vila Velha. A proposta surgiu da experiência da artista em salas de aula. “Quando fizemos as primeiras pinturas, percebi como as crianças ficavam calmas e encantadas. Isso me motivou a criar algo que unisse arte e o ambiente escolar”, contou.

O primeiro mural foi concluído no CEU – Estação Ilha das Flores, entre 18 e 30 de maio. No dia 23 de junho começou o segundo trabalho, na quadra de futsal da Praça do Ataíde, conhecida como Praça da Amizade, na rua Jadir Genuário, que deve ser finalizado nas próximas semanas.

As duas pinturas seguem o mesmo tema, “amor e transformação”. Maria explica que escolheu essa ideia por acreditar que as imagens podem levar paz, alegria e esperança a quem passa pelos locais. “Há tanta coisa difícil que as pessoas estão passando, que olhar para o mural traz um pouco de alívio, faz sonhar, pensar em decisões, relembrar coisas boas”.

Moradora de Vila Velha, Maria tem uma trajetória ligada à educação, com passagens por projetos do governo federal onde deu aulas de pintura, corte e costura. É pedagoga, com pós-graduação em alfabetização, letramento e educação especial. Aos 66 anos, afirma que quer continuar levando arte para os espaços públicos. “É um sonho meu que está sendo realizado”.

Para o secretário de Cultura de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, trabalhos como esse fortalecem o vínculo dos estudantes com a escola. “Projetos que trazem arte para dentro das unidades ajudam a criar um ambiente mais acolhedor e estimulam o olhar criativo das crianças”, afirmou.

A iniciativa é viabilizada pelo Edital 001-2024 da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, via Secretaria de Cultura da Prefeitura de Vila Velha. O edital é voltado para apoiar ações de difusão, apresentação e formação da área cultural.

Antes

Depois

Fonte : Prefeitura de Vila Velha