Cantor de Vila Velha é destaque no Prêmio Profissionais da Música 2025

Cantor de Vila Velha é destaque no Prêmio Profissionais da Música 2025

O cantor e compositor Sandrera, morador de Vila Velha, venceu o Prêmio Profissionais da Música (PPM) 2025, na categoria Criação – Região Sudeste. A premiação, de alcance nacional, aconteceu no sábado (28), em Brasília-DF, durante cerimônia que reuniu representantes de toda a cadeia produtiva musical do país.

“Ser indicado já foi uma surpresa. Estar entre os finalistas foi um reconhecimento gigantesco. Agora, ganhar esse prêmio é muito mais que um troféu, é a validação de um caminho autoral que venho trilhando com verdade”, afirma Sandrera.

O trabalho pelo qual foi reconhecido é o disco “Quase Hippie”, que concorreu com artistas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A vitória fortalece a projeção do artista no cenário nacional e reafirma a força da música autoral produzida no Espírito Santo.

A conquista também está ligada a uma trajetória construída com o apoio das políticas culturais de Vila Velha. Nos últimos anos, Sandrera foi contemplado em diferentes editais promovidos pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, que possibilitaram a realização de projetos importantes para sua carreira, como o livro “Amorança” (Edital nº 005/2022); o álbum “Estrada, Vã, Poesia”; o videoclipe “Pássaro Negro” (ambos pelo Edital nº 004/2023, com recursos da Lei Paulo Gustavo); além do EP “FolkOngo”, em execução pelo Edital nº 001/2024, com recursos do Programa Nacional Aldir Blanc (PNAB).

“É motivo de orgulho para Vila Velha ter um artista como Sandrera, que leva a cultura da nossa cidade para o Brasil inteiro. Os editais de cultura são fundamentais para incentivar o trabalho de quem vive da arte e para fortalecer o cenário cultural local”, destaca o secretário municipal de Cultura, Roberto Patrício Junior.

Com 26 anos de carreira, Sandrera possui um repertório que transita pelo folk rock e carrega influências literárias e poéticas. Suas composições já o levaram a turnês internacionais na França e Noruega, além de parcerias e apresentações ao lado de artistas como Zé Geraldo, Paulinho Pedra Azul e Maurício Baia. A vitória no PPM amplia o reconhecimento de sua música e reafirma o papel de Vila Velha como um território que fomenta a criação artística e valoriza seus talentos.

Fonte : Prefeitura de Vila Velha