​Avanço na leitura: Vila Velha comemora melhorias em indicadores educacionais6

​Avanço na leitura: Vila Velha comemora melhorias em indicadores educacionais6

Com a aproximação do encerramento do ano letivo, a Secretaria de Educação de Vila Velha está fechando relatórios e levantamentos a fim de mensurar a aprendizagem dos estudantes e orientar ações pedagógicas para o ano seguinte. Os números apontam melhorias em diversos aspectos educacionais, com avanço significativo em especial na leitura, o que é motivo de comemoração das equipes.

Um dos resultados apresentados indica um salto na fluência em leitura dos estudantes do 1º ao 5º ano, faixa considerada ideal para que a criança atinja um nível de alfabetização para a compreensão e produção textual de forma autônoma. Avaliações internas realizadas nas escolas da rede mostraram que, em todos os anos/séries dessa faixa de ensino, houve crescimento no número de leitores em relação ao ano passado.

No 1º ano do Ensino Fundamental, o aumento foi de 17%, saltando de 27% de fluência leitora, em 2022, para 44% em 2023. No 2º ano, o índice saiu de 46% para 72%, registrando um crescimento de 26%. Nas turmas de 3º ano, a ampliação foi de 22%, pulando de 57% para 79%. No 4º ano, o crescimento registrado no comparativo foi de 16%, indo de 55% para 71% de fluência leitora. Já no 5º ano, o salto foi de 58% para 79%, totalizando um crescimento de 21%.

Outra pesquisa interna realizada com os alunos da rede municipal demonstra um aumento na frequência do uso da biblioteca escolar e no empréstimo de livros. Dados apontam um crescimento de 28% no número de livros emprestados: enquanto em 2022 o registro foi de 109.154 empréstimos, neste ano, foram contabilizados 151.232, ou seja, 42.078 a mais do que no período anterior. O levantamento revelou ainda que 64,5% dos estudantes frequentam as bibliotecas escolares pelo menos uma vez por semana, sendo 14,2% utilizam o serviço diariamente.

De acordo com o gerente de Ensino da Secretaria de Educação de Vila Velha, Elson Augusto do Nascimento, os indicadores positivos são resultado de um conjunto de esforços para promover a aprendizagem, a melhoria do rendimento escolar e a alfabetização na faixa etária adequada.

“A alfabetização é um direito ao desenvolvimento integral dos estudantes. A partir do Projeto Alfabetiza Vila Velha, instituído em 2022, mediante o fortalecimento dos eixos de assessoria pedagógica, formação continuada e avaliação educacional, o município tem registrado conquistas e avanços significativos”, salientou Elson.

Ainda segundo o gerente, o foco no estímulo à leitura também foi fundamental para o alcance dos resultados positivos. “A leitura é primordial para a aquisição e desenvolvimento de outras competências e habilidades cognitivas, bem como para o avanço do conhecimento em todas as etapas e disciplinas. Por isso, neste ano, implementamos estratégicas pedagógicas para potencializar a leitura por meio de inúmeros projetos e ações desde a Educação Infantil à Educação de Jovens e Adultos”, concluiu o gerente.